26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baLevantamento diz que 48% dos eleitores da PB não completaram ensino fundamental

Levantamento diz que 48% dos eleitores da PB não completaram ensino fundamental

Dos 2.865.578 de eleitores paraibanos, 706 mil (24,6%) informaram à Justiça Eleitoral que não completaram o ensino fundamental, que compreende as séries do 1º ao 9º ano. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 460 mil (17,7%) leem e escrevem, enquanto 219 mil (7,6%) são analfabetos. No total, os dados mostram que 48,3% dos eleitores da Paraíba não têm o ensino fundamental.

Ainda segundo o levantamento do TSE, mais de 136 mil (4,7%) eleitores completaram o ensino fundamental. Por sua vez, 605.930 votantes (21,1,8%) completaram o ensino médio, enquanto 338 mil (11,8%) disseram não ter concluído essa etapa. Por sua vez, 235 mil (8%) têm diploma de ensino superior e 246 mil (8,5,9%) iniciaram, mas não concluíram o curso universitário.

No dia 7 de outubro, os paraibanos vão às urnas para votar no presidente da República, escolher o governador, dois senadores, 12 deputados federais e 36, estaduais.

Dificuldade de escolha

Para o cientista político e professor da Universidade Federal de Campina Grande, Fábio Machado, pode haver dificuldades para os eleitores analfabetos, bem como aqueles que só sabem ler e escrever escolher de maneira criteriosa os candidatos.

Segundo ele, os eleitores não têm acesso direto aos veículos de comunicação impressos e a leituras mais qualificadas e aprofundadas sobre matérias relativas ao ‘mundo político’ o qual requer conhecimento sobre dados, realidade social e política. “Diante disto, é necessário o recurso da leitura, dos estudos. Assim, suponho que esses eleitores, de uma maneira geral, tenham mais dificuldades e avaliar o status quo e fazer escolhas mais conscientes”, ressalta Fábio Machado. Fonte Jornal da Paraíba.

 

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas