26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baLuciano Cartaxo participa da abertura do III Festival do Milho da Cecaf

Luciano Cartaxo participa da abertura do III Festival do Milho da Cecaf

Nos dia de feira, Amos dos Santos vem de Pitimbu e chega na Central de Comercialização da Agricultura Familiar  (Cecaf) por volta de 2h30 da madrugada para preparar a banca onde comercializa milho, feijão e banana. Na manhã desta quinta-feira (21), antes das 8h, ele já tinha vendido todo o milho. É que começou hoje o III Festival do Milho realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na Cecaf. O prefeito Luciano Cartaxo prestigiou a abertura do Festival e destacou a política de fortalecimento da agricultura familiar da PMJP, que transforma a vida e gera trabalho e renda para profissionais de várias regiões do Estado.

Reunindo apresentações culturais com trios pé-de-serra e quadrilhas juninas, o Festival do Milho marca o período da fartura do milho e a produção dos pequenos agricultores não só da Região Metropolitana de João Pessoa, mas de todo o Estado, no período de São João. A expectativa é que a venda do milho supere os anos anteriores, com espigas sendo comercializadas a preços acessíveis, com variação da mão de milho de R$ 20 a R$ 25.

“O Festival do Milho já está se tornando uma tradição dentro de nossa programação do São João, dando a oportunidade dos agricultores comercializarem a produção de várias regiões do Estado e fortalecendo a Agricultura Familiar. A Cecaf completa três anos no próximo mês, contribuindo para que estes pequenos agricultores possam vender seus produtos, gerar renda para toda a família e fortalecer suas plantações. Para muitos agricultores isso foi uma transformação em suas vidas e a Cecaf serve de modelo para outras cidades”, declarou Luciano Cartaxo.

No ano passado, foram comercializadas 2 mil mãos de milho e com a preparação dos agricultores com antecedência nos últimos meses, a demanda dos consumidores, maior a cada ano, deverá ser atendida até este sábado, último dia do Festival. De acordo com a coordenadora da Cecaf, Rogeany Ferreira Gonçalves, nestes três dias de Festival a comercialização deve chegar às três mil mãos. “No primeiro ano, foram cadastrados 10 agricultores para vender o milho e nesta terceira edição, já são 18”, explicou.

São agricultores de 28 municípios participando do evento, realizado na Cecaf, na Avenida Hilton Souto Maior, no José Américo. Além das apresentações culturais promovidas por meio da parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), também serão sorteadas cestas de produtos da Cecaf entre ao consumidores.

A Cecaf – A Central é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e está em funcionamento desde julho de 2015. Atualmente comporta 134 agricultores familiares de 28 municípios paraibanos. São trabalhadores rurais de João Pessoa, Mamanguape, Jacaraú, Fagundes, Puxinanã, Lucena, Pitimbu, Pedras de Fogo, Areia, Bananeiras, Baía da Traição, Itapororoca, Natuba, Remígio, Lagoa Seca, Pilar, Cruz do Espírito Santo, Mari, Monteiro, Conde, Alhandra, Caaporã, Rio Tinto, Itabaiana, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e São Miguel de Taipu.

Localização – A Central de Comercialização da Agricultura Familiar está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, no bairro José Américo. Funciona às quintas-feiras e aos sábados, das 5h às 13h.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas