31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeito lança pedra fundamental do novo Horto Municipal

Prefeito lança pedra fundamental do novo Horto Municipal

Dia Mundial do Meio Ambiente e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, marca a data com o lançamento da pedra fundamental do novo Horto Municipal, que está sendo instalado no Bairro dos Bancários. Na manhã desta terça-feira (5), o gestor visitou as novas instalações do espaço destinado à plantação das mudas que garantem a preservação das áreas verdes da cidade, como praças e canteiros, além de auxiliar na recomposição de matas ciliares, encostas e margens de rios. Por mês, o Horto Municipal deverá produzir 50 mil mudas de 85 espécies diferentes, inclusive plantas medicinais.

“O Horto que ficava no Parque da Bica, vem agora para os Bancários, com uma produção ainda maior e com a certeza de que estamos investindo muito na sustentabilidade e em um projeto grandioso, elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano que, com certeza, irá beneficiar a população de João Pessoa deixando a cidade ainda mais verde e autossuficiente na produção de plantas ornamentais. No momento que a cidade tem se desenvolvido bastante, preservamos aquilo que é fundamental para todos nós que é a qualidade de vida e para termos isso, é fundamental cuidar do meio ambiente”, afirmou Luciano Cartaxo.

O novo Horto Municipal, que atualmente funciona no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), passará a ocupar um espaço com uma área maior, de 4.594 m², localizado entre as ruas Waldemar de Mesquita Accioly e Maria Eliete Coutinho Fabrício, nos Bancários. O espaço será administrado pela Diretoria de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com atividades desempenhadas por 12 profissionais entre agrônomos e jardineiros, onde irão funcionar viveiros, galpões para condicionamento de recipientes e de produção de mudas, sala técnica, além de vestiários, refeitório e estacionamento.

“O novo Horto Municipal vai viabilizar a produção de mudas herbáceas, arbustivas, arbóreas, palmeiras e mudas medicinais. A produção das mudas será captada prioritariamente da manutenção de nossas praças e árvores matrizes e as espécies cultivadas serão inseridas nas praças e avenidas de toda a Capital”, explicou o diretor de Paisagismo da Sedurb, Sérgio Chaves.

Durante o lançamento da pedra fundamental do Horto, o prefeito Luciano Cartaxo descerrou uma placa, vistoriou as obras e plantou uma muda de Pau-Brasil. O Horto está sendo construído pela Sedurb, contando com o apoio da Emlur e Secretaria de Meio Ambiente (Semam), além de uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas