29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baProcon-JP fiscaliza redução no preço do óleo diesel e notifica 95 postos...

Procon-JP fiscaliza redução no preço do óleo diesel e notifica 95 postos devido ao valor da gasolina

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor notificou 95 postos de combustíveis dos 117 em atividade para que apresentem as últimas notas fiscais de compra para a gasolina e, esta semana, vai seguir o mesmo caminho para averiguação dos preços do diesel, que caiu 46 centavos nas refinarias, segundo anúncio do Governo Federal.

Além da gasolina e do óleo diesel (que começou a sair das refinarias 46 centavos mais barato desde o dia 31 de maio de 2018), o Procon-JP também está percorrendo os pontos de revenda do GLP (gás de cozinha), atendendo às denúncias do consumidor de preços exorbitantes e estoque do produto. Segundo o secretário Helton Renê, o abastecimento do gás de cozinha está se normalizando na Capital, de forma lenta, ainda, devido à demanda reprimida.

Helton Renê acrescenta que “de acordo com a última pesquisa do Procon-JP, realizada em abril passado, o maior valor do botijão de 13 quilos era praticado a R$ 70,00, então, qualquer valor acima disso pode ser considerado, no mínimo, passível de averiguação, por isso aconselho ao consumidor a procurar o Procon-JP quando sentir qualquer dúvida”.

 Diesel – Quanto à redução nos preços do diesel, o secretário Helton Renê avalia que os efeitos para o consumidor deve ser sentido ainda esta semana. “Como estamos monitorando os preços dos combustíveis através de nossas pesquisas comparativas e das fiscalizações iniciadas antes da greve dos caminhoneiros, temos parâmetros para saber se há abusividade e se os aumentos para a gasolina e a redução para o diesel estão sendo aplicados de acordo com o anúncio da Petrobras”.

 Nas bombas – Helton Renê disse que a Secretaria vai fiscalizar a redução dos R$ 0,46 no preço do litro do diesel, nas bombas, já que os representantes das distribuidoras e donos dos postos afirmam que o repasse da redução não é o anunciado.

“As distribuidoras e as entidades representativas dos postos devem se entender com a Petrobras. Nós vamos fiscalizar se o consumidor está pagando 46 centavos a menos no preço do diesel em estoque novo. Se isso não ocorrer nos próximos dias, vamos notificar para que o posto se explique e, no caso de irregularidade, vamos tomar as medidas legais cabíveis”.

 Atendimento do Procon-JP:

Sede: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h, na avenida Pedro I, nº 473 – Tambiá

Telefones: 0800 083 2015; 3214-3040; 3214-3042; 3214-3046

Procon-JP no MP: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Parque da Lagoa, nº 300, Centro

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas