29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baJornalista Rubens Nóbrega passa a comanda programa na TV Câmara

Jornalista Rubens Nóbrega passa a comanda programa na TV Câmara

Na noite do próximo domingo (27), a partir das 20h, os telespectadores da TV Câmara de João Pessoa (canal aberto 39.1 e Net 23) vão assistir ao primeiro episódio do programa ‘Cobra Criada – Memória da Imprensa Paraibana’. Comandado pelo jornalista Rubens Nóbrega, a atração pretende resgatar a história do jornalismo paraibano através de entrevistas com os profissionais da área que estiveram a frente dos principais eventos históricos da Paraíba nos últimos anos.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Marcos Vinícius (PSDB), tem mostrado disposição em criar um banco de entrevistas e documentários, no qual a população possa acessar a memória e a história da cidade de João Pessoa. Com o jornalismo local, não é diferente.

 “A Paraíba tem uma rica história relacionada a Comunicação, seja na televisão, rádio, jornalismo impresso e, atualmente, na internet. Vamos resgatar essa história através de conversas com os principais expoentes da nossa imprensa, intermediadas por um dos mais experientes jornalistas da nossa cidade, que é Rubens Nóbrega”, disse.

Já a diretora de jornalismo da TV Câmara JP, Mafalda Moura, destaca que as entrevistas vão fazer um resgate histórico através da trajetória profissional e pessoal dos jornalistas paraibanos, além de apresentar essas figuras para as novas gerações.

De acordo com o jornalista Rubens Nóbrega, apresentador e idealizador do ‘Cobra Criada’, o projeto originou-se na Associação Paraibana de Imprensa (API), durante a gestão do jornalista Agnaldo Almeida, quando surgiu a ideia de fazer uma série de entrevistas com jornalistas exponenciais, experientes nos vários segmentos da comunicação: radiofonia, jornalismo impresso, telejornalismo.

“Começamos a fazer as entrevistas, colhemos os depoimentos de Ivan Bezerra,  Benedito Maia que era um misto de publicitário e jornalista, na época. Tudo feito com gravador, em fita K7. Depois,  transcrevi o material e com ele, formamos um acervo”, falou Rubens, lamentando que todo o material foi perdido devido a problemas nas instalações da API.

“Não houve como recuperar esse acervo, inclusive porque alguns dos entrevistados já não estão mais entre nós. Então recebi este convite da TV Câmara, feito prelo colega Janildo Silva e pelo presidente da Casa, Marcos Vinícius, para fazer uma coisa semelhante. Propus que retomássemos o projeto da API, eles aceitaram, está aí o ‘Cobra Criada”.

Em entrevista ao Jornal da Câmara, Rubens Nóbrega revelou que o entrevistado do episódio de estreia será o jornalista e empresário Walter Santos. “Ele é exemplarmente ilustrativo do que é um jornalista multitalentoso e multifacetado. Além de jornalista, é empresário da Comunicação e foi o pioneiro no jornalismo da internet na Paraíba. Ainda militou no movimento estudantil, no movimento sindical e foi presidente da API. Então Walter é, digamos assim, um resumo de tudo que nós somos”, argumentou.

Rubens ainda revelou que diversas personalidades do jornalismo paraibano já estão confirmados para os próximos programas: Gonzaga Rodrigues, Marcela Sintônio, Ruth Avelino, os “Lucenas” – Sebastião Lucena, Edmílson Lucena e Miguel Lucena; ainda estão agendados Agnaldo Almeida, João Manoel de Carvalho, Eudes Toscano, Humberto Lira e os “Guedes” – Linaldo, Nonato e Lenílson.

O apresentador

Com mais de 40 anos atuando no jornalismo paraibano,  Rubens Nóbrega é natural de João Pessoa, onde nasceu em 26 de abril de 1957, mas passou a maior parte de sua infância e adolescência em Bananeiras.

“Desde criança pequena lá em Bananeiras, que é minha pátria afetiva, eu já participava de concursos literários. Depois que voltamos para João Pessoa, continuei nessa esteira. Meu pai acabou sendo colega de turma da Faculdade de Direito de um dos dirigentes de órgão de imprensa daqui, que é Marcone Góis, para quem falou: ‘Tenho um menino que escreve direitinho’. Marcone disse ‘Mande ele lá!’. Isso foi entre abril e maio de 1974”, confidenciou o jornalista, sobre seu inicio de carreira.

Rubens lançou em 2013, quando completou 40 anos de jornalismo, o livro ‘Histórias da Gente’. Foi presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API) entre 1987 e 1989. Já foi redator, repórter, colunista, secretário de redação e editor dos principais jornais da Paraíba. Hoje tem um blog próprio e é comentarista da rádio CBN João Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas