31.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaEm busca de recursos, prefeitos realizam marcha em Brasília; PB deve mandar...

Em busca de recursos, prefeitos realizam marcha em Brasília; PB deve mandar 400 gestores

De pires na mão, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o país invadem o Distrito Federal nesta segunda-feira (21) para pedir mais recursos do governo e aprovação pelo Congresso Nacional da pauta municipalista. A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) deve levar 400 gestores públicos para a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que se estenderá até quinta-feira (24), vai ser realizado Centro Internacional de Convenção, em Brasília.

Com o tema “Compromisso com o Brasil”, a Marcha contará com a presença do presidente da República, Michel Temer, e ministros, durante a sessão solene de abertura, e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (MDB-CE), além de diversos outros parlamentares, que também são aguardados pelos mais de cinco mil gestores municipais já inscritos. Também haverá debates dom oito pré-candidato à Presidência da República.

O presidente da Famup, Tota Guedes, destaca que a Marcha vai discutir questões estratégicas para o desenvolvimento dos municípios. Ele encaminhou a proposta de discussão sobre a partilha dos royalties do pré-sal como forma de promover maior estabilidade para as cidades, bem como as políticas públicas de abastecimento, a exemplo do uso do Carro Pipa, o pacto federativo, aumento dos programas sociais e melhor distribuição de renda para os municípios.

“A Marcha é considerada um dos maiores eventos municipalistas do mundo, sendo realizada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) em parceria com as entidades estaduais e microrregionais municipalistas. Durante quatro dias, a capital do poder estará imersa no universo municipal. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes municipalistas esperam levar em suas bagagens, na volta à sua realidade local, respostas à esperança de mudanças significativas nas relações federativas, o que impacta diretamente na vida da população”, explica Tota Guedes.

Debate com presidenciáveis

Oito pré-candidatos à presidência da República já confirmam presença na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começa na próxima segunda-feira, 21 de maio. O evento deste ano reserva dois momentos para receber os presidenciáveis e debater as prioridades dos governos locais e as necessidades de mudanças estruturais da federação brasileira. Os painéis ocorrem nos dias 22 e 23, a partir das 14h.

Na programação do evento, promovido anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), estão previstos quatro candidatos por dia. Na terça-feira, 22, os municipalistas receberão, em painéis individuais, Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), e Manuela D’Ávila (PCdoB). Já no dia 23, confirmaram presença Jair Bolsonaro (PSL), Afif Domingos (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB). Ainda na quarta-feira, está programada a leitura de uma carta de Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT.

Após exposição, os presidenciáveis responderão questionamentos sobre os principais problemas enfrentados atualmente nos Municípios, de Norte a Sul do País, inclusive em relação à partilha de competências e dos recursos entre os Entes federados. Além de conhecer as propostas de governo, a expectativa do movimento municipalista é obter do futuro presidente da República o compromisso com a causa municipalista.
Os painéis serão conduzidos pelo atual presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski. Fonte Jornal da Paraíba.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas