27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPMJP entrega Centro Municipal de Hemodiálise e amplia atendimento público para pacientes...

PMJP entrega Centro Municipal de Hemodiálise e amplia atendimento público para pacientes renais

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã desta quarta-feira (16), o Centro Municipal de Hemodiálises Doutor Geraldo Guedes Pereira, no anexo do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). O novo serviço público de hemodiálise da Capital, que vai oferecer os atendimentos através de convênio com o Hospital São Vicente de Paulo, tem capacidade de atender até 2,3 mil pacientes por mês e pessoas de 208 municípios credenciados.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já oferecia o atendimento aos pacientes renais crônicos através de 4 clínicas da rede privada credenciadas ao SUS e contratadas pela Prefeitura, de forma que não havia demanda reprimida. Agora com o Centro Municipal de Hemodiálise, o serviço será ampliado, oferecendo, através da regulação, mais uma opção pública de atendimento. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões e ele será administrado pelo São Vicente de Paulo, após um processo licitatório.

“O Centro de Hemodiálise tem um padrão de extrema qualidade, o que demonstra nosso compromisso com a saúde. Estamos ampliando os serviços mesmo em tempo de crise, de retenção dos recursos por parte do Ministério da Saúde. Ou seja, através de um esforço muito grande da gestão, hoje a gente consegue entregar este equipamento e iniciar os atendimentos dentro do nosso compromisso de fazer mais pela saúde, garantir mais serviços de qualidade, que assegurem mais qualidade de vida aos pacientes”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

PMJP entrega Centro Municipal de Hemodiálise e amplia atendimento público para pacientes renais

O modelo proposto potencializa o atendimento gratuito, resolutivo e qualificado aos usuários acometidos por patologias renais crônicas, compondo uma rede organizada de atendimento na área de nefrologia. De maneira geral, favorece a efetiva redução de formalidades burocráticas na execução de serviços e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Saúde, Adalberto Fulgênio, explicou que foi necessário realizar um investimento para que as máquinas já adquiridas pela PMJP pudessem começar a funcionar. “Nós tínhamos máquinas e obra física inconclusa, mas cuidamos da manutenção dos equipamentos, concluímos a parte física, da estação de tratamento de água, conseguimos captar mais recurso para os acessórios, fizemos uma licitação com o Hospital São Vicente de Paulo, que tem tecnologia e preparo para tratar da hemodiálise, e complementamos o serviço”, afirmou.

O superintendente do Hospital São Vicente de Paulo, George Guedes Pereira, afirmou que a estrutura do Centro de Hemodiálise oferecerá um atendimento mais humanizado aos pacientes. “Temos uma total estrutura para oferecer a maior assistência possível à população de nefropatas. com salas de hemodiálise, consultórios, salas de intercorrência. onde iremos disponibilizar além de consultas médicas, o suporte com equipe multidisciplinar. Estamos honrados de estreitar esta parceria com a Prefeitura de João Pessoa, na certeza que vamos oferecer a maior assistência integral aos pacientes”, declarou.

A promotora de Saúde de Média e Alta Complexidade do Ministério Público, Maria das Graças Azevedo, parabenizou o governo municipal pela iniciativa e disse que este é um sonho compartilhado que se realiza. “Convivemos diariamente na Promotoria com pessoas que são doentes renais crônicos. E sabemos que é uma doença que muitas vezes acontece pela desinformação, pelo próprio paciente que negligencia a sua saúde. Mas aqui estão todos de parabéns e felizes com a inauguração do Centro porque é mais uma opção para o tratamento destas pessoas”, disse.

PMJP entrega Centro Municipal de Hemodiálise e amplia atendimento público para pacientes renais

Procedimento – A hemodiálise é um processo através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, auxilia o processo que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos, controlando também a pressão arterial e ajudando o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas