29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baOxigenoterapia melhora condições de vida de pacientes em Santa Rita

Oxigenoterapia melhora condições de vida de pacientes em Santa Rita

Em Santa Rita, pessoas com doenças pulmonares que necessitam de complementação de oxigênio recebem assistência que garante melhoria na qualidade de vida e até mesmo a sobrevivência. Atualmente, a Secretaria de Saúde do município disponibiliza a oxigenoterapia para nove pacientes domiciliares, de diferentes faixas etárias.

Através de equipamentos, que vão de cilindro a concentrador, esses usuários com baixos níveis de oxigênio no sangue arterial recebem a suplementação e conseguem voltar a respirar de forma satisfatória. Sem os aparelhos que auxiliam na respiração, os pacientes não poderiam morar em suas residências e precisariam estar internados em unidades hospitalares para sobreviver.

A coordenadora de Oxigenoterapia Domiciliar da Prefeitura de Santa Rita, Claudiane Marreiro, explica que os pacientes atendidos pela Prefeitura são pessoas carentes e que não teriam condições de alugar o equipamento, que tem alto custo de manutenção.

É o caso de Oswaldo Francisco, que tem 84 anos e enfrenta problema pulmonar. Depois de crises frequentes de falta de ar, ele piorou nos últimos meses, passando por algumas internações em unidades hospitalares. Foi quando o médico informou à família que o paciente realmente precisava da complementação do oxigênio para sobreviver.

“Procuramos a Secretaria de Saúde de Santa Rita, que nos atendeu e nos fornece o oxigênio para ele poder estar vivo, e em casa. É um tratamento caro, que nem sempre é fornecido pelo poder público, e a gente não teria nenhuma condição de sustentar”, explicou Maurina Francisca, esposa do paciente, ressaltando que a assistência está permitindo a sobrevivência e a melhoria da qualidade de vida do marido.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas