27.1 C
João Pessoa
InícioGeralProjeto São Francisco estimula economia após um ano da chegada das águas...

Projeto São Francisco estimula economia após um ano da chegada das águas a Paraíba e Pernambuco

A chegada das águas do ‘Velho Chico’ ao sertão vem mudando há um ano a realidade de aproximadamente um milhão de pessoas nos estados da Paraíba e de Pernambuco. Desde a inauguração do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em março do ano passado, a população de 33 municípios nos dois estados comemora a nova rotina nas residências, no comércio e na agricultura. As transformações impactam diretamente no desenvolvimento da região, como o fim do racionamento em Campina Grande, segunda cidade mais populosa da Paraíba.

Em Monteiro, primeiro município paraibano a receber as águas do Projeto São Francisco, a prefeita Ana Lorena Nóbrega afirma que a segurança hídrica a partir do Eixo Leste criou condições mais favoráveis à comercialização de diversos produtos regionais. “Nossa economia gira muito em torno da caprinocultura, da agricultura familiar e, claro, a chegada das águas deu uma levantada visível na produção e comercialização”, disse a prefeita, que também aposta na instalação de novas indústrias e empresas para movimentar ainda mais a economia local.

De lá, as águas seguiram pelo leito do Rio Paraíba até chegar ao Açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, responsável por abastecer a região metropolitana de Campina Grande. Em pouco tempo, a população passou a sentir o alívio nas torneiras com o fim do racionamento. Além de evitar o colapso hídrico, a obra do Governo Federal fortalece os setores da agricultura e pecuária, como destaca o produtor João de Deus Rodrigues. “Nos tranquiliza muito a certeza de que, num momento mais crítico de seca, podemos garantir suporte aos animais, por exemplo”, comenta.

O empresário Divaildo Júnior, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Campina Grande, observa que o setor já apresenta importantes sinais de retomada do crescimento. “A cidade voltou a se planejar a longo prazo, a captar investimentos e buscar atrair novas empresas. Hoje, sim, podemos dizer que temos garantia hídrica. O projeto de transposição foi uma bênção”, garante.

Em Pernambuco, a primeira cidade a ser beneficiada pelo Eixo Leste foi Sertânia, na região do Sertão do Moxotó. O artista plástico Júnior Silva, que hoje vive no estado do Mato Grosso, visitou o município para rever a família e se surpreendeu com o novo cenário. “Antes buscávamos água em poços distantes para encher tanques e baldes, ou então aguardávamos o reforço que vinha dos carros-pipa. Era uma precariedade. Hoje, temos água de boa qualidade nas torneiras de casa”, comemora.

Água para quatro milhões de pessoas

O Eixo Leste do Projeto São Francisco foi projetado para garantir o abastecimento de mais de quatro milhões de pessoas em 168 municípios nos dois estados – Pernambuco e Paraíba. Com a inauguração, o Governo Federal cumpriu sua missão de entregar a água do Rio São Francisco nos pontos de captação. O tratamento e o fornecimento do recurso hídrico estão a cargo dos governos estaduais.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas