RC inaugura 5ª Companhia Independente de Bombeiro Militar em Princesa Isabel

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta quarta-feira (9), a 5ª Companhia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba, sediada na cidade de Princesa Isabel. A Companhia, pertencente ao 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), cobrirá as cidades de Princesa Isabel, Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares, São José de Princesa e Manaíra. A unidade beneficia diretamente 87 mil moradores dessas localidades. Foram investidos R$ 120 mil, em parceria com a Prefeitura de Princesa Isabel, na reforma da estrutura física e no mobiliário da unidade.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros e o esforço do Governo em implantar melhorias na corporação. Ele recordou que, até 2010, foram inaugurados em 100 anos da história do Corpo de Bombeiros apenas nove unidades na Paraíba. “Já este Governo, em sete anos, chega a oitava unidade do Corpo de Bombeiros, tem outra em obras em Itabaiana e ainda queremos fazer outra unidade em Sapé. Ou seja, em oito anos, o Governo do Estado tem a perspectiva de entregar dez unidades para esta corporação”, destacou.

“O trabalho do Corpo de Bombeiros é importantíssimo para salvar vidas, combater incêndios e outras ações que são de responsabilidade dessa corporação. Princesa Isabel e região têm hoje uma Companhia dos Bombeiros que vai servir ao povo da melhor forma”, acrescentou o governador.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, esta é a sétima unidade do Corpo de Bombeiros criada ou reformada pelo Governo do Estado somente no Sertão, nos últimos sete anos. “Essa Companhia traz um avanço significativo para a região. Essa área era atendida pelo Quartel de Patos, que está a quase 150 km de distância. Isso fazia com que os bombeiros levassem cerca de duas horas para o atendimento das ocorrências por aqui. Esta Companhia vai diminuir o tempo da chegada dos bombeiros nos atendimentos”, afirmou.

A 5ª CIBM está sendo comandada pelo capitão Inácio Araújo de Lucena Neto e Subcomandada pelo 2º tenente Gilvan Marcelino de Sousa. A Companhia conta com um efetivo inicial de 17 homens, apoiados por três viaturas (Auto Busca e Salvamento Leve, Auto Moto Resgate e Auto Pessoal).

“Vamos atender sete cidades, o que vai diminuir o tempo de resposta das ocorrências, contribuindo para que possamos salvar mais vidas. Hoje temos uma boa estrutura, com mobiliário novo, salas adequadas, alojamentos, enfim, isso faz com que possamos servir melhor a população”, frisou o capitão Inácio Araújo.

A dona de casa Severina de Souza foi conhecer as instalações da Companhia Independente de Bombeiro Militar e comentou que tem a maior admiração pelo trabalho dos bombeiros. “Uma vez, houve um princípio de incêndio na casa da minha tia e os bombeiros foram lá para fazer o socorro. O atendimento foi muito bom e eficiente. Tudo deu certo e agora que tem esse Corpo de Bombeiros aqui perto, ficamos mais tranquilos por saber que o socorro chegará rápido”, disse.

Também estiveram presentes no evento o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo, o prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, além de outros prefeitos da região, deputados estaduais e auxiliares do Governo.

você pode gostar também Mais do autor