Pesquisa aponta João Pessoa como município que mais oferta matrícula na EJA no Nordeste

João Pessoa se destacou como a cidade que mais oferta matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em toda a região Nordeste. A pesquisa foi financiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (25) durante reunião com representante da instituição no Centro Administrativo Municipal (CAM).

A secretária de Educação e Cultura (Sedec), Edilma da Costa Freire, recebeu a consultora de assuntos educacionais da Unesco e do Ministério da Educação (MEC), Fernanda Carvalho. Segundo Fernanda, essa é uma pesquisa não só de âmbito nacional, mas também internacional, já que será divulgada na Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos (Confintea), que é um evento onde se avalia como anda a gestão e a oferta da EJA nos estados e municípios.

“Acredito que isso se deva a uma excelente gestão da EJA que acontece aqui no município. O que eu vi foi uma gestão muito interessada na modalidade, com um olhar diferenciado, uma equipe integrada, conhecedora da modalidade e dos recursos que recebe. Situações exitosas como essa de João Pessoa nós divulgamos para que outros lugares possam reproduzir também”, ressaltou a consultora.

Os dados que embasaram a pesquisa são do Censo Escolar, que mostra que a EJA em João Pessoa manteve uma série histórica na oferta, se destacando na média nacional. O município também apresenta uma experiência de sucesso na área de correção de fluxo escolar, permitindo, com isso, que o aluno não entre na EJA de forma prematura.

“Quando apresentamos os números junto com os dados do MEC podemos verificar que de fato a EJA em João Pessoa é referência nacional, que apresenta a qualidade da sua execução, que cumpre com a legislação educacional. Ficamos bastante satisfeitos com esse resultado e queremos ampliar e fortalecer nossas ações”, disse o coordenador da EJA da Sedec, Júlio Pessoa

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.