26.4 C
João Pessoa
InícioPolíticaVereador quer que parlamentares não disseminem ‘fake news’

Vereador quer que parlamentares não disseminem ‘fake news’

Com a preocupação de combater a disseminação de notícias falsas, comumente chamadas de ‘fake news’, o vereador Tibério Limeira (PSB) afirmou em pronunciamento, na sessão desta terça-feira (24), que vai propor mudanças em normas da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para promover mais rigor na divulgação de notícias feitas pelos parlamentares na tribuna.

 

O parlamentar ressaltou que as ‘fake news’ são práticas que buscam a desinformação a fim de espalhar boatos nos meios de comunicação. Destacou que notícias falsas sempre existiram, mas que atualmente existe um poder de multiplicação que antes não tinha. Tibério Limeira enfatizou a responsabilidade que o parlamentar tem de não contribuir com esse tipo de prática.

 

“Nós temos um papel fundamental no combate de notícias falsas, antes de divulgar qualquer notícia, é fundamental que a gente cheque a veracidade dessas denúncias, fazer o que a boa política manda. Temos a obrigação de fazer essa checagem e não utilizar a tribuna como disseminação dessas notícias”, afirmou.

 

Segundo o vereador, foi a partir daí que surgiu a ideia de modificar normas da CMJP enfatizando o combate à disseminação de notícias falsas. “Amanhã apresentarei uma emenda ao Regimento Interno da Casa e uma alteração no Código de Ética e Decoro Parlamentar para começar a combater esse tipo de prática a partir daqui”, explicou.

 

“Somos 27 vereadores e representamos mais de 800 mil pessoas. Isso não nos torna melhores do que ninguém, mas aumenta nossa responsabilidade. Temos que estimular a visão crítica das pessoas e não aumentar a desinformação. É preciso elevar o senso crítico e combater duramente as ‘fake news’, essa prática que tenta desestabilizar nosso processo democrático”, concluiu.

 

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) e os vereadores Carlão (PSDC), Marcos Henriques (PT) e Lucas de Brito (PV) concordaram com a importância do combate à disseminação de notícias falsas. “A mentira não pode ter espaço nesta Casa, independente das bandeiras que os vereadores defendam”, destacou Carlão antecipando sua simpatia quanto ao teor dos projetos a serem propostos por Tibério Limeira.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas