Prefeitura de S J dos Cordeiros distribui 10 mil raquetes de palma para produtores

A Prefeitura de São José dos Cordeiros, através da Secretaria de Agricultura, concluiu nesta terça-feira (18) um projeto pioneiro de distribuição e propagação de palma forrageira. Através dele, 10 mil raquetes de palma resistente à Cochonilha do Carmim foram doadas a representantes de 10 associações rurais ligadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Segundo o secretário de agricultura, Deyvison Romeryto, cada associação escolheu dez pessoas para receber 100 raquetes e a intenção da Prefeitura de São José dos Cordeiros é propagar a cultura da palma resistente à praga em toda a zona rural.

Ao todo, 100 famílias foram beneficiadas com o projeto, que distribuiu raquetes de palma “orelha de elefante”, espécie Mexicana, resistente a cochonilha do Carmim. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São José dos Cordeiros, a qual adquiriu, cadastrou, distribuiu e instruiu os produtores rurais e a EMATER, através de seu técnico, Ismar Vilar, que junto à Secretaria de Agricultura irá capacitar e fiscalizar o andamento da iniciativa.

Ainda segundo o secretário Deyvison Romeryto, os beneficiários terão o compromisso de plantar, cuidar e no futuro propagar em sua comunidade esta espécie de Palma Forrageira, fazendo com que todos saiam ganhando com bancos de propagação.

Segundo o prefeito Jefferson Roberto, a intenção da gestão é potencializar os agricultores para superar as adversidades e incentivar a produção de uma planta tão necessária para nossa realidade semiárida, gerando mais riqueza na zona rural. “Com o presente de Deus que foi a chegada das chuvas, nós enquanto gestores precisamos criar alternativas para facilitar a vida de nossos agricultores e produtores rurais tão castigados ao longo dos últimos anos. A parceria Prefeitura-produtor é uma estratégia na qual acreditamos e temos certeza que só será ampliada a partir de agora”.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.