26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCâmara de João Pessoa aprova lei que garante isenção em concursos para...

Câmara de João Pessoa aprova lei que garante isenção em concursos para cidadãos de baixa renda

O Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei do vereador Lucas de Brito (PV) que permite aos cidadãos, moradores de João Pessoa, a inscrição gratuita em concursos públicos. De acordo com a matéria, que segue para sanção do Poder Executivo, os beneficiados devem ser registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O texto é um dos resultados do programa Aprendiz de Vereador e foi elaborado pelo estudante de Direito, Pedro Chaves, que participou do estágio no Gabinete do vereador. “Esse é um resultado concreto de uma ação que teve início em nosso primeiro mandato e, a partir da atual legislatura, passou a ser executado pela Câmara de João Pessoa de modo institucional”, celebrou o parlamentar.

De acordo com o projeto, o solicitante precisa ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 6.135/2007. Para obter o direito ao benefício da isenção, o candidato também deverá informar seu Número de Identificação Social (NIS) em requerimento de solicitação de isenção da taxa no formulário de inscrição do concurso devidamente preenchido.

O projeto leva em consideração que o CadÚnico é o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. “Queremos garantir o benefício para quem não está em boas condições econômicas e que, por meio do concurso público, pode modificar esta realidade a partir de uma nova perspectiva na vida profissional”, salientou Lucas de Brito.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas