25.1 C
João Pessoa
InícioPolítica“A questão da corrupção é muito antiga e é um problema permanente”,...

“A questão da corrupção é muito antiga e é um problema permanente”, afirma vice-procurador-geral da República

A luta contra a corrupção significa não só você fiscalizar os atos dos outros, mas também os seus próprios. Entender que cada um de nós precisa respeitar a lei no cotidiano”. Foi com esse destaque que o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, proferiu a palestra ‘Improbidade administrativa, corrupção e suas consequências para a sociedade brasileira’, na tarde desta quarta-feira (28), dentro do ciclo ‘Diálogos da Democracia’, promovido pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

O evento aconteceu no auditório Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e contou com a participação do promotor Carlos Romero Lauria Paulo Neto, do Ministério Público da Paraíba (MPPB), e do coordenador do Núcleo do Combate à Corrupção do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB), Sérgio Rodrigues Pimentel de Castro Pinto.

Para o palestrante, mais do que nunca é importante discutir improbidade administrativa em qualquer oportunidade, sendo também necessário discutir qual o tipo de sociedade o povo almeja.

Precisamos não roubar, não deixar que roubem e botar na cadeia os que roubam. A questão da corrupção não é nova, é muito antiga. Vivemos agora um período da Semana Santa em que relembramos um momento de delação premiada em que houve a compra de Judas. Podemos dizer que Judas foi corrompido pelo dinheiro”, comprou.

Para ele, a corrupção é um problema permanente e é dever de cada geração fiscalizar, impedindo novos atos e responsabilizando os anteriores. “Precisamos fiscalizar que o dinheiro tirado do povo seja devolvido ao povo com obras e serviços”, defendeu.

Carlos Romero Lauria Paulo Neto falou que o assunto interessa a toda sociedade e que o Ministério Público e a Câmara (Municipal) têm  uma pauta comum, que é a defesa dos interesses da sociedade. “O respeito a lisura e a defesa da moralidade administrativa tem destaque neste evento, em um momento em que  a sociedade tem levado esse tema de forma muito séria”, afirmou.

Em sua fala, Sérgio Rodrigues destacou a importância de provas materiais no momento em que os investigados firmam um acordo de colaboração premiada.

O presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB) comentou sobre as palestras que a Casa vem realizando desde o ano passado, com temas de grande relevância para a população.

Neste momento, doutor Luciano Pires nos traz um tema que está bastante em evidência, que é o combate à corrupção.  Como vice-procurador-geral da República, ele tem máxima autoridade para debater com um assunto de tamanha importância”, destacou.

O evento foi prestigiado pelos vereadores  Lucas de Brito (Livres), primeiro vice-presidente da Casa; Milanez Neto (PTB) e Carlão (PSDC), vereadores de outros municípios, advogados e estudantes, entre outros.

No final, o convidado recebeu da mesa diretora da CMJP o diploma de participação no ‘Diálogos da Democracia’, ciclo de debates iniciado ano passado, em função dos 70 anos de reinstalação do Legislativo Municipal.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas