25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baGoverno do Estado realiza II Expohab Paraíba nesta quinta e sexta-feira

Governo do Estado realiza II Expohab Paraíba nesta quinta e sexta-feira

O Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), realiza nesta quinta (22) e sexta-feira (23) a segunda edição da Expohab Paraíba. O evento acontece na Sala Wladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa.

Durante a realização da Expohab serão apresentados os projetos que foram selecionados por meio do II Concurso de Ideias para a Construção Consciente, nas áreas de Urbanismo, Edificação, Energia e Água e Esgoto. Participantes do país inteiro enviaram propostas com iniciativas sustentáveis que podem ser utilizadas nas habitações de interesse social. Uma comissão técnica avaliou o conteúdo e selecionou os projetos que estarão presentes na II Expohab Paraíba.

Os projetos foram selecionados de acordo com as categorias Estudante, Pesquisador, Profissional e Inventor. Os vencedores serão escolhidos durante a realização do evento e receberão premiação em dinheiro, no valor de até R$10 mil.

A Expohab – Criada em 2016, a Expohab Paraíba é aberta a participação e visitação do público em geral, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ideias que incentivem a economia e o uso racional dos recursos naturais. O Governo estima captar essas iniciativas e aplicá-las nas habitações construídas pela Cehap.

Este ano, além de poder acompanhar de perto os detalhes dos projetos selecionados em cada área e categoria, o visitante da Expohab ainda poderá participar de palestras, incluindo os vencedores da edição passada.

Programação

Quinta-feira, 22 de março

14h – Abertura do evento e do ciclo de palestras.

14h –  Inovação e empreendedorismo; Ivani Costa (Sebrae).

14h40 –  Pequenos parques como elementos que reinventam quadras urbanas: horta comunitária do Róger; Brunielly de Almeida Silva.

15h – Kit móvel fotovoltáico para aplicação no meio rural; Laerte Bernardo, Eloisa Conceição Caratéu e Talita Kelly Oliveira de Amorim (IFPB).

15h20 – Gesso na construção de habitações de interesse social: utilização de aditivo super plastificante e retardador de pega à base de látex de aveloz; Jesus Charles do Amaral Nogueira.

15h40 – Habitação compacta com bambu e tijolos pré-fabricados de terra crua; Beatriz Lemos Cavalcante de Carvalho Santiago e Pablo Raphael de Lacerda Ferreira (UFPB).

16h – “A primeira casa sustentável da Paraíba”; Claudiana Leal e Flavia Giangiulio (IFPB).

16h20 – Pavimento de resíduos sólidos para construção civil; Ednavan Sabino

16h40 – TECA: Torneira eletrônica econômica Francisco Fechine e Flavio Melo (IFPB).

16h50 – UVTRON-PB: Filtro para desinfecção de água por luz ultravioleta; Francisco Fechine, Aluísio Gomes da Silva Júnior e Sebastião Alves dos Santos (IFPB).

Sexta-feira, 23 de março

10h – Divulgação e premiação dos projetos vencedores da II Expohab Paraíba.

12h – Encerramento.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas