29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCartaxo participa de evento do BID que discute experiências e projetos inovadores...

Cartaxo participa de evento do BID que discute experiências e projetos inovadores para desenvolvimento de cidades

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participa, nesta terça-feira (20), da discussão de temas importantes envolvendo o desenvolvimento e a integração de regiões metropolitanas no III Fórum Iberoamericano de Prefeitos, que ocorre em Mendoza, na Argentina, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento também proporcionará a troca de experiências inovadoras de intervenções em áreas urbanas.

O encontro trata de novas soluções para problemas urbanos, a partir do planejamento a longo prazo, como ocorre com o programa ‘João Pessoa, Cidade Sustentável’, desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa, que prevê um conjunto de 60 ações prioritárias para o planejamento da cidade nos próximos 30 anos. “Só se pode falar em planejar o futuro, quando existe o trabalho presente, com visão e integração. Este é um plano importante, que trata do futuro da Capital paraibana, mas de forma integrada com a Grande João Pessoa”, disse Cartaxo, que também é vice-presidente para regiões metropolitanas da Frente Nacional de Prefeitos.

Em Mendoza, o gestor discute temas como Casos e Desafios de Coordenação Metropolitana Multinível, Integração Poder Público com a Cidadania, Visão de Integração Público-Privado para o Desenvolvimento Urbano, Programas Educativos Integrais para Jovens, Criatividade e Dinamismo Econômico, além de questões ligadas ao desenvolvimento social e à sustentabilidade geral das cidades. “Os desafios são muitos, mas é preciso enfrentá-los com novas soluções, preparando a cidade para o futuro que se apresenta. Estamos falando em crescer com sustentabilidade e equilíbrio social, melhorando a qualidade de vida da população”, disse o gestor.

Grande parte desses temas, na visão do prefeito Luciano Cartaxo, já integram as ações de sua gestão em João Pessoa, a exemplo das intervenções em áreas de risco, como Timbó, Saturnino de Brito e São José; as medidas de restauração e ocupação do Centro Histórico; o programa habitacional, que já entregou quase 7 mil casas; a ampliação no número de creches e escolas de ensino em tempo integral; o programa de microcrédito Banco Cidadão, que já liberou mais de R$ 43 milhões em financiamento, bem como a construção de parques, como o Parque da Lagoa, praças e diversos programas de integração social e saúde.

Fórum Iberoamericano – Dezenas de prefeitos de cidades da América Latina e Caribe, além de Portugal e Espanha, integram a comitiva técnica selecionada para o evento. A capital paraibana foi uma das escolhidas em função do novo modelo de gestão por resultados, já premiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no México.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas