29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baProcon-JP apreende 265 produtos e autua 20 estabelecimentos durante a Operação Beleza

Procon-JP apreende 265 produtos e autua 20 estabelecimentos durante a Operação Beleza

A Operação Beleza realizada pela fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor apreendeu, até a tarde desta sexta-feira (9), 265 produtos com data de validade vencida e autuou 20 estabelecimentos comerciais que oferecem serviços de estética feminina e masculina. Desde o último dia 6, o setor de Fiscalização do Procon-JP visitou 35 barbearias e salões de beleza na Capital.

Os estabelecimentos comerciais foram autuados por estarem descumprindo a legislação municipal, estadual e federal referentes à relação consumerista e, entre as irregularidades encontradas estão a de produtos com data de validade vencida, a exemplo de esmaltes, a falta da tabela com os preços expostos e visíveis ao consumidor e o descumprimento de leis como a 12.291/2010 (federal) e a 8.686/1998 (municipal), que exigem a manutenção do exemplar do CDC e o número do telefone do Procon-JP (0800-083 2015), respectivamente.

O secretário Helton Renê informa que a Operação Beleza vai continuar nos próximos dias e autuará quem estiver descumprindo a legislação considerada mais básica na defesa do consumidor. “Não é possível que os empresários não disponham para o consumidor, em local acessível, de uma cópia do CDC e do número do telefone do Procon-JP. Também é inadmissível que usem produtos com datas de validade vencida, como esmaltes de várias marcas, sabendo que isso pode acarretar prejuízos à saúde do cliente”.

Helton Renê adianta que as operações de fiscalização vão continuar ao longo deste ano, assim como as campanhas educativas. “As campanhas educativas são importantes para as duas partes como instrumento de informação sobre as leis que regem a relação. No entanto, as operações de fiscalização em estabelecimentos comerciais são fundamentais para garantir que o consumidor esteja recebendo o melhor tratamento possível”.

Números da Operação Beleza:
Apreensões: 265
Autuações: 20

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas