27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baMAIOR FISCALIZAÇÃO: Detran intensifica ações da Lei Seca no Folia de Rua...

MAIOR FISCALIZAÇÃO: Detran intensifica ações da Lei Seca no Folia de Rua e carnaval

A partir deste domingo (4), quando o bloco mais irreverente da cidade, Virgens de Tambaú, descer a avenida Epitácio Pessoa até a praia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) vai reforçar as atividades da Operação Lei Seca. No total, 45 agentes e policiais militares atuarão no percurso, bem como no desfile dos principais blocos de arrasto da capital. A ação se estenderá para outros municípios do Estado onde houver concentração de foliões.

Durante reunião coordenada pelo diretor de Engenharia do Detran-PB, José Francisco de Sousa, ficou definido que a Operação Folia de Rua e Carnaval 2018  intensificará o trabalho de fiscalização e de educação para o trânsito, visando diminuir o número de acidentes e de vítimas fatais no período de Momo.

Segundo o capitão Edmilson Castro, chefe da Divisão de Policiamento do Detran-PB, a operação se repetirá nos demais desfiles, a exemplo das Muriçocas do Miramar e Cafuçu, numa megaoperação que contará ainda com o reforço das equipes da Escola Pública de Trânsito (EPtran) e da Divisão de Educação de Trânsito (DET) do órgão, além do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Não só nesta prévia, mas durante o período de carnaval as equipes atuarão nos locais de grande movimentação popular, a exemplo do Litoral Paraibano”, enfatizou o capitão Castro, ressaltando a parceria com a Polícia Militar da Paraíba, que já atua no combate à alcoolemia junto às equipes da Lei Seca no Estado.

A Operação Carnaval também contará com o reforço nos equipamentos utilizados, com o propósito de oferecer mais segurança aos agentes de trânsito. Para isso, serão disponibilizados coletes balísticos, lombadas móveis e barreira rodoviária antifuga (cama de faquir).

Segundo a Direção do Detran – PB, a principal causa de acidentes no período de carnaval é a combinação entre álcool e direção. Por isso, o alvo da Operação Lei Seca é o condutor que apresentar qualquer índice de álcool por litro de ar, durante o teste. Ele será punido com multa no valor de R$ 2.934,70, perda de sete pontos na carteira, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir por até 12 meses. O veículo ficará retido até que um condutor capacitado apareça para retirá-lo.

Nos testes com resultado superior a 0,34mg/l, a situação vira crime de trânsito. A punição nesses casos é detenção de seis meses a três anos, pagamento de multa, recolhimento da habilitação e suspensão do direito de dirigir por até um ano.

Alerta – A Direção do Detran-PB fez um alerta aos condutores sobre a importância dos cuidados no trânsito durante o período carnavalesco, recomendando ações simples como revisar o veículo antes de viajar, não usar o celular enquanto dirige ou não ingerir bebida alcoólica quando estiver ao volante. Esses são considerados pontos cruciais que podem determinar o fim da festa para condutores e passageiros.

Auto Pauta
Auto Pauta
A coluna AUTO PAUTA é assinada por GEORGE MEDEIROS - jornalista e radialista profissional, bacharel em comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em rádio, assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas