31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baLuciano Cartaxo entrega primeira Escola Bilíngue da rede pública de João Pessoa...

Luciano Cartaxo entrega primeira Escola Bilíngue da rede pública de João Pessoa e aulas começam dia 5

João Pessoa acaba de ganhar a primeira Escola Bilíngue da rede pública da Paraíba, situada no Alto do Mateus. A nova unidade, única em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Nordeste, vai funcionar em tempo integral, oferecendo aulas em inglês e português. A entrega foi realizada nesta segunda-feira (29) pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que considerou a escola bilíngue como uma proposta pioneira que pode chegar a outras unidades de ensino da rede municipal. As aulas começam no dia 05/02, quanto tem início o ano letivo 2018 nas escolas públicas da capital paraibana. A solenidade contou com a presença do Cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, John Barret.

“Este é mais um passo decisivo para que João Pessoa continue no caminho certo, fazendo o que nunca foi feito na educação. Daqui, os estudantes sairão preparados para a inserção no mercado global, prontos para enfrentar novos desafios em condições de igualdade com o ensino ofertado por outras escolas no mundo”, explicou o prefeito. De acordo com Luciano Cartaxo, a unidade será uma experiência piloto, que certamente será replicada em outras escolas da rede. “A intenção é ampliar as boas experiências que teremos aqui para outras regiões da cidade, consolidando uma rede complementar ao Centro de Línguas Estrangeiras”, mencionou.

A Escola Bilíngue Dom José Maria Pires vai oferecer disciplinas como matemática, geografia e história em dois idiomas. No contra turno, além de atividades lúdico-pedagógicas, os estudantes terão, durante três dias, aulas voltadas para o aprendizado da língua estrangeira, participando de atividades para o desenvolvimento da escuta, leitura e escrita em inglês. “A primeira turma será para alunos do 6º ano. De forma gradativa, vamos chegar a todo o ensino fundamental com os estudantes com domínio pleno da língua inglesa”, explicou a secretária de educação, Edilma Freire.

Os professores da nova unidade passaram por uma seleção interna, recebendo capacitação específica para a aplicação das aulas em inglês e português. A escola dispõe de 14 salas de aulas, todas climatizadas, laboratório de tecnologia, biblioteca, ginásio poliesportivo, quadra, auditório e área de convivência. Diferente de uma escola tradicional, os alunos da bilíngue terão um espaço pedagógico para cada disciplina, integrando um grande circuito para o aprendizado de mais um idioma. A sinalização também é inovadora, com textos e imagens que estimulam a formação dos alunos.

O cônsul-geral dos Estados Unidos, em Recife, John Barret, destacou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Firmamos uma relação em 2013 porque percebemos o entusiasmo com que a Prefeitura de João Pessoa vê o ensino do inglês, mas não imaginávamos que chegaríamos a este momento. Esta é uma iniciativa pioneira em todo o país, fruto de um trabalho incansável de um time de profissionais da prefeitura, que agora vai oferecer formação em inglês para tantas crianças com todas as oportunidades que vem com esta língua”, afirmou.

A entrega da escola contou ainda com a presença da primeira-dama, Maísa Cartaxo, do vice-prefeito, Manoel Junior, do cônsul especialista em Diplomação Pública, Daniel Stwart, da deputada federal, Daniela Ribeiro, do líder do Governo na Câmara Municipal de João Pessoa, Milanez Neto, do presidente municipal do PSD, Lucélio Cartaxo, e do vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba, Padre Luiz Junior.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas