23.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baAlunos do Prima são selecionados para participar de um dos maiores Festivais...

Alunos do Prima são selecionados para participar de um dos maiores Festivais de Música da América Latina

Dois alunos e um ex-aluno do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), do Governo do Estado da Paraíba, estão em Jaguará do Sul, onde participam do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina).

          Joyce e João, ambos de 16 anos, são alunos dos polos de Patos e Itaporanga, respectivamente, e foram selecionados entre milhares de músicos para participar do Festival que envolve talentos de 21 países. “A experiência aqui tem sido maravilhosa, com toda diversidade presente neste festival. É muito bom conhecer culturas, poder tocar para um grande professor e prestigiar toda essa riqueza musical”, afirmou o João Carlos Gomes, que toca oboé.

          O depoimento emocionado de Joyce Paulino, violinista, mostra que tocar ao lado de professores renomados é a maior recompensa desta experiência: “Aqui estou tendo a oportunidade de aprender com os maiores professores do mundo, de tocar com grandes instrumentistas e de assistir a grandes concertistas tocarem e passarem suas experiências para o público. A rotina é incrível e surreal. É pura música!”, comemora.

          O Femusc, que está em sua 13ª edição, apresentará este ano cerca de 200 concertos que terão a participação dos 380 alunos selecionados. Sobre isto, a maestrina do Prima, Priscila Santana, ressalta: “Participar do Femusc é um sonho para muitos músicos, pois são feitas audições rigorosas com pessoas do mundo inteiro através de vídeos. Só após este processo seletivo é que sabemos quem são os selecionados”.

Nesta seleta lista – além de Joyce e João – está Jackson Damião, ex-aluno do Prima do polo de Catolé do Rocha. Hoje, com 20 anos, o flautista cursa bacharelado em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele lembra que passar pelo Prima foi um passo importante na sua vida pessoal e profissional: “O prima mudou minha vida em vários sentidos, desde o social até o desenvolver das minhas habilidades como artista e ser humano, mas o principal é o emponderamento, é ser um cidadão ativo e conhecedor pleno de seus direitos e deveres”.

          O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes foi lançado em 2012 pelo Governo do Estado da Paraíba. Atualmente ele é gerido pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e Educação (SEE) da Paraíba, e já soma mais de 16 polos de atuação distribuídos do litoral ao sertão do Estado. Em breve, o Programa será ampliado e ganhará mais três polos em pleno funcionamento (Bananeiras, Picuí e Pedras de Fogo), beneficiando assim mais de 1.500 alunos da rede pública de ensino, na faixa etária de 08 a 18 anos, e que residam em área de vulnerabilidade social.

 

Sobre o Femusc

 

O Festival de Música de Santa Catarina é o maior festival-escola não competitivo do Brasil. O evento, que reúnereúne músicos profissionais e estudantes de 21 países, começou no dia 14 de janeiro e segue até o próximo sábado, 27.

Em 2018 o Femusc comemora sua 13ª edição com apresentação de 200 concertos, todos abertos gratuitamente ao público.

A programação completa e demais informações estão disponíveis em: http://femusc.com.br/

 

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas