27.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaSemob-JP divulga plano de mobilidade para o Réveillon na Orla; confira

Semob-JP divulga plano de mobilidade para o Réveillon na Orla; confira

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu o plano especial de mobilidade para o Réveillon, garantindo o acesso seguro da população à festa da virada do ano na orla de João Pessoa.

Para isso, parte das avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco, bem como o seu entorno, serão bloqueados ao tráfego de veículos na noite do domingo (31), assegurando o acesso e o espaço dos pedestres no local do evento.

Efetivo – A exemplo dos anos anteriores, a Semob-JP vai disponibilizar 100 agentes de mobilidade para orientar os condutores de veículos e usuários do transporte público sobre as mudanças do tráfego e indicar as rotas alternativas em função das alterações de circulação do trânsito próximo ao evento. O final da Avenida Epitácio Pessoa, na altura do Busto de Tamandaré, terá o tráfego liberado apenas aos veículos de serviços públicos e moradores.

Chegada – Até meia-noite, as pessoas que vêm dos bairros da Zona Sul, utilizando a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, deverão priorizar o acesso pela ladeira da Barreira, até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira) para chegar ao local do evento. O acesso de quem vem dos demais bairros deve ser feito pelos corredores Beira-Rio, Rui Carneiro e Epitácio Pessoa.

Semob-JP divulga plano de mobilidade para o Réveillon na Orla; confira

As ruas Índio Arabutan e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência. Esse trecho será monitorado a partir das 7h da manhã, sendo proibido o estacionamento de veículos na orla a partir da Rua Índio Arabutan até a Rua José Augusto Trindade, garantindo mais tranquilidade e espaço para a população. A partir da Avenida Cairu, até o final do Cabo Branco, o trânsito ficará livre para a circulação de veículos particulares, que deverão retornar pela Avenida Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira).

Retorno – Após a meia-noite o acesso pela Paulino Pinto, sentido Altiplano, que ficará bloqueada até 00h para melhorar o fluxo no sentido bairros/praia, será liberado para facilitar o retorno. Os agentes de mobilidade vão priorizar o sentido praia/bairros garantindo a fluidez na volta pra casa de quem foi prestigiar o Réveillon na orla.

Monitoramento por câmeras – A Central de Monitoramento da Semob-JP funcionará durante toda a noite e madrugada, auxiliando o trabalho das equipes em campo contribuindo de maneira efetiva para a segurança e fluidez do trânsito.

Carga e descarga – A Semob-JP recomenda aos comerciantes que programem o recebimento de produtos para abastecimento dos seus estabelecimentos, neste dia 31, preferencialmente no turno da manhã e, à tarde, até no máximo 16h, contribuindo assim para a fluidez do trânsito nessa área da Orla.

Transporte – O esquema de ônibus foi feito de maneira a facilitar o acesso da população à festa de Réveillon na Orla da Capital para comemorar a chegada de 2018. A Semob-JP determinou às empresas de transporte coletivo o reforço nos ônibus do Projeto Tetéu, que circulam pelo Terminal de Integração do Varadouro, e das linhas que passam pela orla marítima.

Para melhor atender os usuários do transporte coletivo, a Semob-JP também determinou às empresas concessionárias que disponibilizem após a meia-noite 50 ônibus extras durante o Réveillon na orla para o retorno da população.

A partir das 16h, a linha 507 vai circular pela Rua Amaro Bezerra, Odilon Coutinho e Avenida Cabo Branco. Após 22h passará a trafegar pelas ruas Amaro Bezerra, Cairu, acesso ao Altiplano, João Cirilo – retornando pela Rua da Barreira e Marcionila da Conceição. Já as linhas que atendem Manaíra vão circular pela Avenida Epitácio Pessoa, entrando na Nossa Senhora dos Navegantes, Rui Carneiro, seguindo itinerário normal.

Linhas do projeto Tetéu que serão reforçadas:

T002 – Bairro das Indústrias, T004 – Valentina/Paratibe/Mussumago, T007 – Mandacaru, T008 – Cabo Branco, T001 – Grotão, T005 – Mangabeira VII, T006 – Mangabeira, T009 – Tambaú, T011 e T012 – Circulares e T010 – Bessa.

Outras linhas que receberão reforço durante o Réveillon:

204 – Cristo, 513 – Tambaú/Bessa, 5600 – Mangabeira/Shopping, 5603 – Mangabeira/Shopping, 5605 – Mangabeira/Shopping, 701 – Alto do Mateus, 116 – Colinas do Sul, 5201 – Colinas do Sul/Epitácio, 3200 – Circular, 505 – Bairro dos Ipês, 302 – Mangabeira Cidade Verde.

As Circulares 1500 e 5100 vão circular até a orla. Já a linha 5100 passará pelo TIV a partir da meia-noite de 1º de janeiro.

Vá de Táxi – Para melhor servir à população garantindo um retorno seguro para casa, um esquema especial para táxi será implantado na noite do Réveillon, próximo ao Busto de Tamandaré, a partir das 18h. Serão dois pontos de embarque de passageiros para esse tipo de transporte. Um ficará na Avenida Marcionila da Conceição, entre a Avenida Odilon Coutinho e Avenida Cairu, no Cabo Branco; o outro ficará na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Helena Meira Lima, em Tambaú.

Novo padrão de uniforme – Na operação de Réveillon deste ano, os agentes de mobilidade urbana da Semob-JP passarão a utilizar o novo modelo de uniforme no padrão nacional, sendo a gandola na cor amarelo-limão e a calça na cor preta. As novas cores darão melhor visibilidade aos agentes no serviço de campo, proporcionando mais segurança ao trabalho desses profissionais, principalmente à noite.

Semob-JP divulga plano de mobilidade para o Réveillon na Orla; confira

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas