27.1 C
João Pessoa
InícioGeralVerão começa nesta quinta-feira com temperaturas variando entre 19ºC e 38ºC

Verão começa nesta quinta-feira com temperaturas variando entre 19ºC e 38ºC

A estação mais quente do ano começa exatamente às 13 horas e 28 minutos desta quinta-feira (21) no Hemisfério Sul. Aqui na Paraíba, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), durante o verão os termômetros oscilarão entre 19ºC e 38ºC. Além do tradicional aumento da temperatura, a nova estação tem dias mais longos que as noites por causa do maior tempo de luminosidade.

A temperatura mais alta é esperada no Sertão, durante os inícios das tardes. Já a mínima deve ser registrada durante as madrugas na região do Cariri. “No litoral paraibano, os valores extremos devem oscilar entre a mínima de 21ºC e a máxima de 32ºC”, explicou a meteorologista da Aesa, Carmem Becker.

O início do verão é considerado a pré-estação das chuvas no Sertão. Isso porque o período de fevereiro a maio é o mais chuvoso nesta região. “As condições meteorológicas mostram uma tendência de favorecimento a ocorrência de chuvas. No final ano passado, nós tínhamos o fenômeno El Niño atuando e indicando a possibilidade de precipitações abaixo da média, mas hoje nós estamos com o fenômeno La Niña atuando com baixa intensidade, mas favorecendo a ocorrência de chuvas dentro da média”, observou Marle Bandeira, outra meteorologista da Aesa.

Raios UV – A incidência de raios ultravioletas na Paraíba é classificada como extrema durante boa parte do ano e no verão ela se intensifica. Numa escala que vai de 1 a 16, a maioria dos municípios paraibanos devem ter índices acima de 12 neste período. “O aumento dos raios UV nesta época do ano é normal, principalmente em dias sem nuvens, quando a incidência direta desta radiação sobre as pessoas vai ser maior. Por isto é importante se proteger do sol”, alertou Bandeira.

Além dos níveis de incidência dos raios ultravioleta, a Aesa monitora informações sobre clima, solo e quantidade de água nos principais açudes do estado. Os técnicos trabalham em sistema de plantão no Centro de Gestão de Situações Críticas do Governo do Estado, também conhecido como Sala de Situação, acompanhando em tempo real os dados enviados por estações meteorológicas que informam a variação climática de forma ininterrupta. Estes dados estão disponíveis no site www.aesa.pb.gov.br.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas