29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baGoverno do Estado continua pagando Abono Natalino até sexta-feira

Governo do Estado continua pagando Abono Natalino até sexta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh), prossegue com o pagamento do Abono Natalino em todo o Estado até sexta-feira (22), num clima de tranquilidade nos maiores postos de pagamento. Em João Pessoa, no Estádio José Américo de Almeida Filho, O Almeidão, onde a média de pagamento tem sido de 5 mil pessoas por dia; e em Campina Grande, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde cerca de 2,6 mil pessoas têm buscado pagamento diariamente; bem como nas Agências dos Correios dos 185 municípios onde os pagamentos estão sendo realizados.

Para a dona de casa Maria Aparecida Pereira da Silva, residente no Conjunto Esplanada, que há três anos tem como única fonte de renda a venda de cocadas, “esse abono pago pelo governador Ricardo Coutinho para mim é uma ajuda grande, e saindo daqui vou direto comprar açúcar para fazer minhas cocadas, e assim ganhar mais dinheiro. Já estou sonhando com o pagamento do próximo abono”.

Já dona Shirley de Freitas, residente no bairro João Paulo II, mãe de um casal, comentou que há quatro anos recebe o Abono Natalino. “Esse dinheiro serve muito. Esse ano vou comprar umas coisas para a Ceia de Natal, e reunir a família. É muito importante, muito bom”, afirmou.

Segundo a gerente da Proteção Social Básica da Sedh, Jaciana Magalhães, o pagamento prossegue num clima de tranquilidade, superando inclusive as expectativas. “Tivemos um volume maior nos três primeiros dias, mas passada a euforia e ansiedade inicial dos beneficiários, hoje já não temos as filas que tínhamos. A estrutura montada pela Secretaria tem atendido bem. Cerca de 10 servidores se revezam nos dois turnos para atendimento dos que buscam informações e orientações. Disponibilizamos banheiros químicos, água, tendas, cadeiras. Mais de 60 por cento dos beneficiários já receberam seus Abonos. Esperamos que continue com esse fluxo, e que as pessoas não deixem para o último dia, e assim possamos continuar prestando um atendimento com qualidade”, afirmou Jaciana Magalhães.

Para viabilizar o pagamento do Abono Natalino/2017, a Sedh firmou parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Inicialmente, 32 mil beneficiários em 36 municípios que não dispunham de Agências dos Correios em funcionamento tiveram os pagamentos realizados nos dias 2 e 9. Os demais beneficiários passaram a receber desde o último dia 11, obedecendo a terminação do Cartão do Número de Identificação Social (NIS). Os beneficiários deverão comparecer munidos de documento de identificação com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Cartão do Número de Identificação Social (NIS). Aqueles que possuem NIS terminados no algarismo “6” e que ainda não receberam poderão procurar os postos de pagamento em João Pessoa e Campina Grande, e nos demais municípios qualquer agência dos Correios.

O Abono Natalino é um Programa de Transferência de Renda, implantado pelo Governo do Estado em 2012. A Paraíba é o único estado brasileiro a conceder o benefício, que tem por objetivo complementar a renda das famílias em situação de extrema pobreza, beneficiárias do Programa Bolsa Família. O pagamento às famílias é realizado de acordo com dados enviados pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), referentes a agosto/2017, segundo os quais 506 mil famílias dos 223 municípios do Estado serão beneficiadas.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas