PMJP realiza o sonho da casa própria para mais 1,4 mil pessoas

O sonho da casa própria para mais 1.408 pessoas será realizado na Capital. É que essas famílias vão se mudar para os apartamentos do Residencial Vista Alegre VIII e IX, localizados no Colinas do Sul, construídos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Esta obra é o maior complexo habitacional já construído pelo governo municipal e terá no total 11 conjuntos. Ainda este mês, os dois condomínios entregues vão ser a nova moradia para 352 famílias, que viveram por anos em condições precárias e sem um teto digno.

Entre os contemplados com o Residencial Vista Alegre VIII estão 71 famílias da Comunidade da Beira da Linha, no Alto do Mateus. Já os demais beneficiados que irão para este condomínio e para o Residencial Vista Alegre IX são pessoas que estavam morando em casas cedidas, ocupação irregular e ainda usuários do programa do aluguel social.

A mudança para a nova casa implica em uma total readequação da vida de antes e a garantia de um futuro melhor. Por isso, o complexo Vista Alegre está construído com o planejamento urbano adequado e ainda próximo a escolas, unidade de saúde da família e Cozinha Comunitária. Além disso, o conjunto ganhará ainda a construção de uma nova escola, unidade de saúde e Centro de Referência em Educação Infantil (Crei).

Pensando sobretudo nas crianças que irão para a nova moradia, a PMJP garante a relocação dos pequenos para as creches e escolas mais próximo do novo lar. Haverá também a disponibilização do Passe Livre para os estudantes que precisam se deslocar de ônibus até as escolas. Essas ações são um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), Educação (Sedec) e Desenvolvimento Social (Sedes). Tudo isso para que os beneficiados com as novas moradias tenham a assistência necessária para recomeçar uma nova vida. Somente da Comunidade Beira da Linha são 255 crianças e jovens de 0 a 18 anos.

“Antes da mudança, as equipes das secretarias se reúnem com os moradores para explicar como será esse processo, a questão das matrículas das crianças nas escolas do município, a organização do condomínio. Depois que se mudam, os moradores continuam sendo acompanhados por um mês pelo governo municipal para ajudar na adaptação na nova casa”, explicou a secretária de Habitação da PMJP, Socorro Gadelha.

A dona de casa Maria das Graças Lima, moradora da Comunidade Beira da Linha, está bastante empolgada com a mudança e faz muitos planos para a família na nova casa. Moradora do local há pelo menos 30 anos e mãe de quatro filhos, sendo três ainda em idade escolar, ela está segura de que as crianças darão continuidade aos estudos com a garantia de vagas em novas escolas.

“Vai ser uma mudança completa. Eu moro aqui desde criança e já estava perdendo as esperanças de conseguir uma casa melhor para mim e meus filhos. Graças a Deus conseguimos e vai dar tudo certo”, comemora Maria das Graças.

Quem também está ansiosa para começar uma nova vida com a família na nova morada é a aposentada Severina Maria da Conceição, de 72 anos. Ela e duas das filhas foram contempladas com apartamentos no Vista Alegre VIII.

“Sei que vai ter colégio para os meus netos e uma estrutura boa para todo mundo, que aqui a gente não tem. Me sinto feliz porque quando está no tempo da chuva a gente não pode sair, tem muita barata, rato, cobra, muito inseto. Moramos dentro do mangue, praticamente. Agora, a gente vai ter uma casa de verdade. Espero ser feliz e ver minha família feliz também”, afirma Maria da Conceição.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.