26.4 C
João Pessoa
InícioParaí­baHospital Clementino Fraga intensifica serviços no Dia Mundial de Luta Contra a...

Hospital Clementino Fraga intensifica serviços no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), referência estadual no tratamento de HIV/AIDS e unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensifica a partir desta sexta-feira (1º) as ações de luta contra a Aids, contando com uma vasta programação e ações de saúde dentro e fora da unidade, administrada por uma equipe multiprofissional especializada nesse tipo de atendimento.

Entre os serviços, o CHCF dispõe de laboratório com testagem rápida para detecção da infecção pelo vírus HIV. O resultado é entregue em 30 minutos após a realização do exame. O complexo é referência estadual para dispensação dos medicamentos denominados antirretrovirais (ARV) aos pacientes. Essas drogas são popularmente conhecidas como ‘coquetel’. Atualmente estão ativos para recebimento do tratamento ARV 4.658 usuários.

Números – De janeiro a outubro de 2017, em relação ao HIV/Aids, o ambulatório do Clementino Fraga prestou 10.970 atendimentos médicos e realizou 6.534 testes rápidos para diagnóstico de HIV. Em todo o ano de 2016, foram notificados no Clementino Fraga 479 novos casos de AIDS. Até o dia 13 de novembro deste ano foram 385 novas notificações.

Ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids – As ações de saúde terão início nesta sexta-feira (1º), a partir das 7h da manhã, nas dependências do CHCF, onde haverá distribuição de material educativo, preservativos e serão disponibilizados testes rápidos para diagnóstico de HIV. Às 9h será proferida uma palestra na sala de espera dos consultórios médicos sobre como prevenir IST/HIV/Aids com a professora Rosa Maria Carvalho e aluno de uma escola de enfermagem local.

As atividades seguem pelo dia inteiro e, a partir das 13h, os usuários contarão com outra palestra na sala de espera dos consultórios, proferida pela professora Maria Luiza Vieira da Silva. O médico infectologista Fernando Chagas também deverá proferir palestras e orientações sobre o tema em questão (HIV). A ‘Cia da Saúde e do Sorriso’ do CHCF também levará toda sua irreverência ao evento. Um cardápio especial será preparado para os usuários do CHCF e servido no lanche da tarde.

Ação de Saúde no Detran-PB – Também na sexta-feira (1º), das 8h às 11h, na sede do Detran-PB, em Mangabeira, uma equipe do Clementino Fraga estará disponibilizando aos usuários testes rápidos para diagnóstico de HIV, distribuição de material informativo e kits com preservativos.

Laço itinerante – No sábado (2), a partir das 8h, um veículo estará no Parque da Lagoa, com o ‘Laço Itinerante’, representando o ‘Dezembro Vermelho’, mês de luta contra a Aids. As equipes também devem distribuir materiais educativos e preservativos. Já no domingo (3), o ‘Laço Itinerante’ e as equipes do CHCF estarão, a partir das 7h, no Busto de Tamandaré, fazendo o trabalho educativo e informativo.

A programação continua na segunda-feira (3) e terça-feira (4) no Clementino Fraga, com as ações de distribuição de preservativos, informativos e oferta de testes rápidos.

De acordo com Thais Matos, diretora-geral do Complexo Clementino Fraga, a Aids é uma doença que não possui cura, sendo necessário chamar atenção da sociedade para este problema. “No dia Mundial de Luta contra a Aids convidamos a população para reflexão e combate ao preconceito, prevenção e importância do tratamento. O Complexo Hospitalar Clementino Fraga é referência no tratamento e diagnóstico do HIV/Aids, porém ações de prevenção e sensibilização da população são priorizadas na nossa agenda, tanto nas salas de espera do hospital quanto em atividades itinerantes”, destacou Thais Matos.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas