30.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baOrçamento de 2018 de João Pessoa, será debatido nesta terça na Câmara...

Orçamento de 2018 de João Pessoa, será debatido nesta terça na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realiza a primeira audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2018 nesta terça-feira (21), às 11h, no Plenário Senador Humberto Lucena. As primeiras secretarias a apresentarem os seus planos de investimentos para o próximo ano serão a de Saúde e a de Educação e Cultura. Na próxima quinta-feira (23), também às 11h, serão discutidos os recursos destinados às demais pastas.

 

A LOA é a peça orçamentária que estima a receita e fixa as despesas do Município para o ano seguinte, com base nas metas traçadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA). “Os secretários municipais vêm à Câmara detalhar os investimentos previstos para cada área e é muito importante que a sociedade participe dessas discussões”, afirmou o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública, vereador Bispo José Luiz (PRB).

 

Nas duas audiências públicas, a apresentação dos investimentos previstos para os programas e ações do Município em 2018 será feita pela secretária do Planejamento, Daniella Bandeira. Os outros secretários estarão presentes para responder aos questionamentos dos vereadores e da população.

 

Emendas

 

O relator da peça orçamentária, vereador Dinho (PMN), avisou que o prazo para a apresentação de emendas ao projeto da LOA é 30 de novembro, às 17h, em seu gabinete. Ele  ainda lembrou que este será o primeiro ano em que as emendas propostas pelos parlamentares serão impositivas.

 

Orçamento 2017

 

De acordo com o projeto da LOA, encaminhado pelo Executivo Municipal, a receita total estimada  para 2018 corresponde a R$ 2.724.870.000,00. “Esse valor representa uma elevação de 5,67%, em relação ao correspondente valor constante da Lei Orçamentária de 2017. Acréscimo esse calculado com base em criteriosa e prudente análise das perspectivas das receitas municipais, embasada na realidade econômica brasileira”, diz a mensagem encaminhada pelo prefeito, Luciano Cartaxo (PSD).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas