25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baHospital Clementino Fraga realiza Campanha de Prevenção de Lesão por Pressão

Hospital Clementino Fraga realiza Campanha de Prevenção de Lesão por Pressão

O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga – CHCF, unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, a partir desta segunda-feira (13) até a sexta-feira (17), a Campanha de Prevenção de Lesão por Pressão. A iniciativa partiu da necessidade em capacitar os profissionais, em especial a equipe de enfermagem do CHCF, para o cuidado com a pele do paciente, com isso, demonstrando a importância dessa prática, melhorando a assistência prestada junto aos usuários, bem como fortalecer a segurança do paciente no que diz respeito às práticas seguras na prevenção de lesão por pressão.

O evento terá início na segunda-feira (13), a partir das 9h, com a apresentação da peça “Os 7 Erros na Prevenção de Lesão por Pressão”, interpretada pelos atores da Companhia da Saúde e do Sorriso do Clementino Fraga. A peça também será encenada nos postos de enfermagem das unidades de internação do Complexo. A partir das 10h, será proferida uma palestra com o tema “Lesão por Pressão: Como Avançar na Prevenção” pela enfermeira da Comissão de Pele do CHCF, Rebeca Rocha. Outro tema a ser abordado no mesmo dia será o ‘Cenário da Prevenção de Lesão por Pressão’, realizado pela Comissão de Pele do Clementino Fraga, por meio dos enfermeiros Maria Inez e Pablo Leonid.

Na terça-feira (14), no hall da entrada, ambulatório e nos corredores do CHCF, a partir das 9h, haverá uma apresentação dos materiais utilizados para realizar as medidas de prevenção de lesão por pressão. Já na quinta-feira (16), será apresentado um Vídeo Oficial da Anvisa sobre ‘Prevenção da Lesão por Pressão’ nos postos de enfermagem das unidades de internação. Na sexta-feira (17), a partir das 9h, no Auditório do CHCF, será realizado um Workshop – Trabalhando os aspectos conceituais e práticos da Escala de Braden como instrumento preditor da Lesão por Pressão, entrega dos Livros de Notificação e encerramento da campanha com sorteio de brindes.

A ação tem como objetivo sensibilizar o corpo clínico para uma maior adesão a esta medida preventiva, capacitando quanto às práticas seguras para prevenção de lesão por pressão, e realizando atualização técnica científica. Tais ações estão amparadas em cumprimento a RDC nº 36/2013, Protocolo de Prevenção de Lesão (Úlcera) por Pressão, que foi instituído pela Portaria n° 1.377/2013, Nota Técnica GVIMS/GGTES Nº 03/2017, que trata das práticas seguras para prevenção de lesão por pressão em serviços de saúde e pela Portaria Nº529/2013 MS, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente.

“As úlceras por pressão são lesões resultantes da pressão por muito tempo no tecido em pacientes acamados com restrição de mobilidade, e que acometem milhares de pessoas. Isso já é tratado como caso de saúde pública. Trata-se de um problema multidisciplinar, sendo necessário mobilizar toda equipe para a prevenção. Campanhas como estas são espaços para qualificar as equipes, fortalecendo as ações de segurança do paciente”, destacou Thais Matos, diretora geral do Clementino Fraga.

Auto Pauta
Auto Pauta
A coluna AUTO PAUTA é assinada por GEORGE MEDEIROS - jornalista e radialista profissional, bacharel em comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em rádio, assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas