32.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaCMJP aprova projeto de Léo Bezerra que cria Prontuário Eletrônico de Pacientes

CMJP aprova projeto de Léo Bezerra que cria Prontuário Eletrônico de Pacientes

Foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária desta quarta-feira (01) da Câmara Municipal de João Pessoa a criação do Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP) na rede municipal de saúde. O projeto é de autoria do vereador Leo Bezerra (PSB). O PEP será identificado pelo número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do paciente.

O parlamentar ressalta que o PEP é necessário para que haja, de forma integrada, um acompanhamento do histórico dos pacientes. A partir da criação deste sistema digital os serviços de saúde do município poderão ser acompanhados nas diversas unidades.

Além disso vai ser possível contar com os seguintes dados: histórico dos pacientes, resultados de exames e disponibilidade de medicamentos para o tratamento da enfermidade. A integração de dados vai oferecer ganho na qualidade de vida, tanto para os profissionais da área, como para os cidadãos.

O envio de resultado, laudo, receita, guia, autorização e o registro de internação de saúde, por meio eletrônico, serão admitidos mediante uso de assinatura eletrônica, sendo obrigatório o cadastramento prévio junto ao SUS.

A partir da aprovação do projeto, o Poder Executivo criará cadastro único de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. O cadastro abrangerá a totalidade dos cidadãos com residência na Capital, bem como todos os profissionais de saúde que atuem no município e os serviços de saúde pública.

“A falta de agilidade e praticidade do sistema faz com que o cidadão pessoense sofra com a precariedade no atendimento, se deslocando de suas residências por várias vezes às unidades de saúde e não solucionando o problema”, pontua Leo Bezerra.

Ele ressalta que o PEP visa melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão com a unificação de todo o processo de cadastramento, agendamento de consultas, e digitalização dos dados dos pacientes. “Além de reduzir custos, evitando a duplicidade de exames, como também, a retirada de medicamentos”, afirma o vereador.

Auto Pauta
Auto Pauta
A coluna AUTO PAUTA é assinada por GEORGE MEDEIROS - jornalista e radialista profissional, bacharel em comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em rádio, assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas