A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon–JP) realiza a orientação dos consumidores vítimas das condutas irregulares das Agências Bancárias. Entre os bancos privados, o Banco Itaú é aquele que apresenta o maior número de reclamações, sendo 134 no total. A maior parte delas é sobre as cobranças abusivas.
O Secretário do Procon–JP, Helton Renê explicou que apenas em João Pessoa são 594 reclamações sobre o tema. Neste levantamento, além do Itaú, constam as seguintes agências bancárias privadas: Santander (70), Bradesco (61) e HCBC (1).
Os bancos públicos também foram alvo de denúncias. Entre estes, a Caixa Econômica Federal possui 178 reclamações. O segundo lugar ficou com o Banco do Brasil, com 150.
“Qualquer procedimento que o consumidor considerar equivocado por parte destes estabelecimentos, deve-se sempre procurar o protocolo. Ele dará garantia ao cliente sobre o atendimento”, alerta o titular do órgão.
Os dados da pesquisa foram obtidos entre os meses de janeiro até outubro deste ano. Além das cobranças, outro problema apontado são as práticas abusivas. Estas duas pertencem às reclamações individuais (por cada consumidor).
No entanto, a secretaria realiza contatos com as empresas, através de reuniões, para buscar soluções às denúncias dos consumidores.
“O consumidor deve-se buscar por procedimentos de proteção junto ao Procon, sempre que se sentir prejudicado”, aconselha o secretário.
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