27.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaVereadores voltam a levar à Câmara Municipal para os bairros da Capital

Vereadores voltam a levar à Câmara Municipal para os bairros da Capital

Pela quarta vez, o Legislativo pessoense estreitou ainda mais os laços com a comunidade e ouviu de perto as reivindicações da população. Na noite desta quinta-feira (28), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) levou o programa ‘Câmara no Seu Bairro’ aos moradores do Bairro dos Estados. A audiência pública aconteceu no ginásio do colégio HBE e reuniu vereadores, líderes comunitários, moradores e estudantes.

O presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB) abriu a audiência pública, que foi presidida pelos vereadores mais votados no bairro, o 1º secretário da CMJP, João dos Santos (PR) e a vereadora Helena Holanda (PP); e secretariada por Tibério Limeira (PSB). Ainda compuseram a mesa a vereadora Sandra Marrocos (PSB), o vereador Humberto Pontes (Avante) e o diretor administrativo do colégio HBE, Marcílio Ferreira.

Representando a bancada de oposição da CMJP, a vereadora Sandra Marrocos ressaltou que o Legislativo está disposto a ouvir as reivindicações da população. “O Bairro dos Estados, em termos de infraestrutura, tem muitas políticas públicas direcionadas, mas só os moradores podem dizer como podemos contribuir para melhorar essa localidade”, declarou.

Da bancada de situação, o vereador Thiago Lucena (PMN) agradeceu a presença dos moradores na audiência pública. “A CMJP vem honrando o compromisso do projeto e levando a Câmara aos bairros, quebrando a barreira entre o Legislativo e a população. Saber escutar é um grande dom, estamos aqui para escutar e contribuir para a melhoria do bairro”, destacou.

Reivindicações dos moradores

Segurança pública foi a campeã de solicitações entre os moradores do bairro, que reclamaram falta de policiamento e iluminação pública na região. Outro ponto bastante solicitado foi a melhoria no mercado público do bairro, que, segundo os moradores, já possui cerca de 70 anos e pouca infraestrutura. Os moradores pediram, ainda, a pavimentação da única rua do bairro que ainda não tem a estrutura.

A questão da mobilidade urbana foi mencionada quando moradores solicitaram a instalação de lombadas físicas nos arredores do colégio HBE. Mais linhas de transporte público foi uma reivindicação, seguida da reclamação da demora dos veículos para passar nas paradas do bairro. A melhora na coleta de resíduos sólidos também foi uma solicitação dos moradores.

Moradores pediram ainda reposição de medicamento no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) e mais atenção no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro.

Sugestão popular

O morador Edir Mendonça, ao reclamar da espera pelos transportes coletivos no bairro, sugeriu que fosse elaborado um Projeto de Lei similar ao que já existe em relação ao tempo de espera nas instituições bancárias. Edir quer que, assim como nos bancos, seja instituído um tempo mínimo de espera pelos ônibus de transporte público urbano.

Bairros Vizinhos

Moradores dos Bairros Treze de Maio, Mandacaru e Ipês também compareceram na audiência pública para cobrar melhorias para suas localidades, como a construção de praças, campos de futebol e fortalecimento da cultura.

João dos Santos garantiu que todas as reivindicações foram registradas e vão ser encaminhadas aos setores responsáveis para serem solucionadas.

Participaram da sessão ainda a vereadora Raíssa Lacerda (PSD) e os vereadores Professor Gabriel (PSD), Bruno Farias (PPS), João Corujinha (PSDC), Humberto Pontes (Avante), Leo Bezerra (PSB), Carlão (PSDC), Bosquinho (PSC) e Bispo José Luiz Gonçalves (PRB).

Transmitido ao vivo pela TV Câmara JP e pelo Facebook da CMJP, a terceira edição do Câmara no Seu Bairro também contou com a interatividade dos internautas, moradores do bairro, que apontaram críticas e sugestões através da rede social.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas