31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baTJPB participa do 'Outubro Rosa' e faz Semana de Saúde Preventiva

TJPB participa do ‘Outubro Rosa’ e faz Semana de Saúde Preventiva

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), deu início aos preparativos para aderir à Campanha do Outubro Rosa. O tema foi escolhido como enfoque da Semana de Saúde Preventiva do mês de outubro, com o objetivo de sensibilizar e esclarecer as magistradas e servidoras, seus familiares e a população em geral acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em apoio à campanha, e chamando atenção para a causa, o prédio do TJPB receberá iluminação cor-de-rosa, uma ação da Gerência de Apoio Operacional.

O movimento é celebrado anualmente no referido mês, sendo o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de mama em todo o mundo. No entanto, a gerente de Qualidade de Vida do TJPB, Valéria Beltrão, destaca: “o cuidado e a conscientização devem ser constantes, durante todo o ano. Afinal, as alterações e sintomas podem aparecer a qualquer momento”.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, sendo o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Conforme orientações do setor médico da Gevid, alertas e sintomas devem ser considerados: nódulos, caroços, descarga papilar (saída de secreção líquida, sanguinolenta ou transparente), retração da pele da mama, vermelhidão e tecido da mama com aparência ‘casca de laranja’.

“A mamografia faz parte de um conjunto de ações que auxiliam no diagnóstico do câncer, sendo o principal e mais importante exame de diagnóstico. É uma radiografia das mamas. Esse tipo de exame pode revelar possíveis alterações no órgão”, esclareceu a gerente da Gevid.

Valéria Beltrão ressalta que algumas atitudes podem auxiliar na prevenção. “Alimentação saudável, prática esportiva regular, não fumar e não beber é essencial para diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama. Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas, fazendo o autoexame”, informou.

PROGRAMAÇÃO
A Semana de Saúde Preventiva, edição de outubro, promoverá três palestras, entre os dias 9 e 11, a serem ministradas às 15h, no auditório Alcides Carneiro, no prédio do TJPB. No dia 9, haverá palestra sobre a ‘Importância da atividade física na prevenção do câncer’, apresentada pela equipe de fisioterapia e pelo educador físico do setor. No dia 10, o tema será ‘Nutrição e o câncer’, com participação das nutricionistas da equipe multidisciplinar. Na mesma ocasião, será ministrada oficina de nutrição, enfatizando alimentos que previnem o câncer. A palestra do dia 11 abordará ‘A Saúde da mulher moderna’.

Auto Pauta
Auto Pauta
A coluna AUTO PAUTA é assinada por GEORGE MEDEIROS - jornalista e radialista profissional, bacharel em comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em rádio, assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas