27.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaCCJ da Câmara Federal reduz à metade o tempo de propaganda eleitoral...

CCJ da Câmara Federal reduz à metade o tempo de propaganda eleitoral diária no 2º turno

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou projeto que reduz à metade a duração diária das propagandas de rádio e televisão nas campanhas onde houver segundo turno (PL 7756/17).

O relator da proposta na comissão, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), definiu dez minutos diários para a segunda etapa das eleições de presidente da República, governadores e prefeitos, alterando a Lei Eleitoral (Lei 9.504/97).

O texto original, do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), era mais rigoroso ainda e estabelecia dois minutos e meio para cada candidato.

Pacheco destacou a importância da redução do tempo das propagandas nos meios de comunicação por entender que trará benefícios ao poder público, mas entendeu que o projeto original estabelecia uma redução excessiva.

A versão de Rodrigo Pacheco também estabelece que as emissoras de TV devam reservar para veiculação das inserções no segundo turno do pleito 15 minutos para os candidatos a presidente, governador e prefeito. Esta duração também não está prevista na legislação. O projeto original previa 12 minutos. “A redução não traz prejuízo aos candidatos nem aos eleitores, pois o excesso do tempo banaliza a mensagem política e cansa o eleitor. Ademais, a redução do tempo trará benefícios ao poder público, já que a compensação fiscal a que teriam direito as emissoras de rádio e televisão igualmente será reduzida”, assinalou Pacheco.

Tramitação
O projeto segue para análise do Plenário da Câmara dos Deputados.

Agência Câmara Notícias

Auto Pauta
Auto Pauta
A coluna AUTO PAUTA é assinada por GEORGE MEDEIROS - jornalista e radialista profissional, bacharel em comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em rádio, assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas