Ricardo lança Portal do Soma e Programa de Desenvolvimento Profissional

0
427

O governador Ricardo Coutinho lança, às 9h desta terça-feira (15), o Portal do Programa Soma (Pacto pela Aprendizagem na Paraíba) e o Programa de Desenvolvimento Profissional. O evento será realizado no Centro de Formação de Educadores Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e contará com a participação de prefeitos, secretários municipais de Educação e coordenadores municipais do Soma, além do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, o secretário de Articulação Municipal, Buba Germano, o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, além de representantes da Undime.

O Soma tem como objetivo a superação dos desafios da alfabetização, do letramento e dos déficits de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública da Paraíba. O Portal do Soma possibilitará aos sistemas estadual e municipais de educação o acesso à plataforma de desenvolvimento profissional, que ofertará curso de desenvolvimento profissional a aproximadamente 4.300 educadores (gestores escolares, coordenadores e supervisores), além dos indicadores educacionais de todos os municípios e dos resultados das avaliações formativas do Soma e instrumentos de avaliação e monitoramento.

O Portal do Soma disponibilizará os dados e as ferramentas que permitirão a todos os profissionais que desenvolvem atividades no Programa Soma o acesso à informação e à produção dos dados de que precisam para exercer adequadamente as suas funções.

A SEE firmará acordo de cooperação técnica com instituições responsáveis pelas ações de avaliação, monitoramento e desenvolvimento profissional do Programa Soma. As ações no campo do Desenvolvimento Profissional são de caráter formativo e compreendem os eixos: Formação Continuada e Certificação. A Formação Continuada combina-se com o monitoramento de processos de gestão e destina-se aos supervisores regionais, coordenadores regionais e municipais, e gestores escolares, com o objetivo de produzir um diagnóstico dos problemas de aprendizagem da escola e elaborar projetos de intervenção.

Programa Soma – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba – Foi criado pelo Decreto nº 37.234 de 14 de fevereiro de 2017 (publicado no Diário Oficial do Estado – DOE, de 15 de fevereiro de 2017) e tem como objetivo assegurar a todas as crianças da Paraíba a elevação da qualidade da educação básica ofertada no Ciclo de Alfabetização. As metas são as estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação e pelo Plano Estadual de Educação da Paraíba: a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade e níveis adequados de letramento ao final do 5º ano, e correção do déficit de aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O programa teve adesão de 219 municípios em um investimento de R$ 74.912.063,47, com entrega de Ônibus Escolares, Laboratórios de Informática, Conjuntos Escolares (Cadeira/mesa para alunos e professores) e Implantação de Programas, beneficiando 199 mil estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui