Quase três anos do início, racionamento em Campina Grande e região termina dia 26

0
362

O racionamento de água em Campina Grande e mais 18 cidades termina dia 26 de agosto, anunciou na manhã desta terça-feira (8) o Secretário Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo. “Temos dados técnicos do volume de vazão [da transposição do Rio São Francisco] que nos permitem perceber que esse era o momento de encerrar o racionamento”, garante.

Segundo Azevedo, até o dia 26 o açude de Boqueirão deve chegar a 8,2% de volume ou mais. Nesta terça-feira, o volume de água no reservatório é de 7,89% de sua capacidade, que é de mais de 411,6 milhões de metros cúbicos, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

O reservatório Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, abastece as 19 cidades, que estão em esquema de racionamento desde dezembro de 2014. Mesmo com a realização do ‘Maior São João do Mundo’, o racionamento tem sido mantido.

A recarga do açude Boqueirão no mês de julho foi abaixo de 1%, de acordo com dados da Aesa. No período, o reservatório saiu de 6,84% para 7,73%, um acréscimo de 0,89% no volume de água. É a menor recarga desde a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco, no mês de abril.

Na segunda-feira (7), o Ministério da Integração oficializou uma denúncia de que agricultores estão desviando água da Transposição. De acordo com a denúncia, a estimativa é que as ligações não autorizadas já tenham desviado cerca de 20 milhões de metros cúbicos de água ao longo de mais de 100 Km do leito do Rio Paraíba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui