Prefeitura de Cabedelo entrega brinquedotecas e beneficia mais de 700 crianças

0
487

A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (3), a entrega oficial de 15 kits de brinquedoteca, que vão beneficiar mais de 700 crianças de 0 a 4 anos assistidas pelas nove creches municipais. A entrega aconteceu na creche Tharik Anthony, no bairro da Oceania, e contou com a presença da primeira-dama Jacqueline Monteiro.

As brinquedotecas foram adquiridas através do programa federal Brasil Carinhoso. Cada uma das nove creches recebeu um, dois e até três kits, conforme o tamanho e número de crianças atendidas. O equipamento vem somar a outros recursos e serviços oferecidos nas unidades de ensino infantil.

“Temos apoiado todas as iniciativas que busquem o conceito do ‘aprender brincando’ para nossas crianças, sabendo que essa abordagem estimula o caminho para o mundo do aprendizado. São ações que, além de cumprirem exigências formais e legais, estão inseridas em uma proposta moderna de gestão em buscar parcerias junto aos diversos órgãos e instituições públicas, bem como privadas. Estamos muito felizes por mais essa conquista dos nossos gestores em Educação, com tantos benefícios reais às nossas crianças”, comentou a primeira-dama e vereadora Jacqueline Monteiro.

Os kits de brinquedoteca contam com 02 baús, sendo um vazio e outro composto de 75 livros que ensinam a brincar e confeccionar brinquedos utilizando sucatas; 01 fantoca com 150 bolinhas e túnel lúdico; playground infantil; pula-pula cavalinho em borracha; tapete em EVA alfabetizado; alfabeto ilustrado; jogo de montar; dados pedagógicos; big construtor; 02 pufes; e aramado educativo.

“Trata-se de mais um projeto importante para nossas crianças de 0 a 4 anos, sonhado há bastante tempo e que recebeu todo apoio do prefeito Leto Viana. São verbas oriundas do Programa Brasil Carinhoso, destinado às creches e que trazem grandes benefícios por conterem modernos recursos pedagógicos”, explicou o secretário Alsony Meireles.

Segundo a supervisora geral de creches, Jordana Diógenes, a brinquedoteca é uma ferramenta pedagógica e de trabalho a mais que os professores têm em benefício da aprendizagem das crianças. São equipamentos que orientam atividades de coordenação motora, concentração, memorização e equilíbrio, tudo dentro de uma abordagem lúdica.

“O lúdico quer dizer: aprender brincando. Toda criança precisa vivenciar esses aspectos para que a aprendizagem seja ativa, significativa. Pois quando a criança consegue aprender brincando, ela aprende com prazer, e esse aprendizado é melhor e mais rápido”, detalha.

Em Cabedelo, as nove creches funcionam em tempo integral, das 7h às 16h. As mais de 700 crianças atendidas recebem café da manhã, almoço e jantar, merenda escolar pela manhã e à tarde, dois banhos diários, horário da soneca, exercícios e atenção pedagógica especializada com brincadeiras e vivência em jogos e atividades artísticas. A Tharik Antony, que atende 174 crianças, por ser uma unidade modelo, ainda oferece o serviço de berçário para crianças a partir de 6 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui