Ao lado de Ricardo Coutinho, Lula e Dilma visitam transposição e plantam mudas de árvores

O ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef, o governador paraibano Ricardo Coutinho e demais autoridades irão plantar, no domingo (19), em Monteiro, mudas de ipês e pau-brasil. O plantio vai ocorrer numa área próxima ao local de saída das águas oriundas da transposição do rio São Francisco e que se destina até Campina Grande, através do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). A coordenação da ONG Centro de Apoio às Atividades Populares (CAAP), que está articulando o evento, confirmou a programação com as assessorias das duas autoridades.

O coordenador da CAAP, o ambientalista Arimatéia França, explicou que a iniciativa tem um caráter simbólico e educativo: despertar na população a necessidade de se preservar as margens dos rios e o Meio Ambiente, além de incentivar o replantio de áreas nativas e urbanas. “Ficamos felizes em ver que Lula, Dilma e Ricardo têm preocupações em zelar pelo meio ambiente. Desde o início da transposição das águas do São Francisco tínhamos a preocupação em evitar a degradação do meio ambiente nas cidades beneficiadas pela obra”, destacou França.

O projeto – O ambientalista informou que o projeto existe desde 2015, mas que neste domingo, em Monteiro, com certeza haverá uma maior visibilidade das propostas do ‘Onde Plantei’. “Sabemos que é um ato político, que vai reunir autoridades e milhares de pessoas de toda a Paraíba e dezenas de profissionais da imprensa, além de ambientalistas. Ao fazer o plantio, Lula, Ricardo, Dilma e demais autoridades estarão dando visibilidade a necessidade de se preservar o meio ambiente, de buscarmos sustentabilidade com desenvolvimento regional”, declarou Arimatéia França. O projeto ‘Onde Plantei’ tem apoio do Programa das Nações Unidas (PNUD), Sesc, UFPB, TCE-PB, MP-PB, Consea-PB, CUT-PB, Fundação Solidariedade entre outras.

 

Projeto inovador – O objetivo principal do projeto idealizado pela CAAP é realizar o plantio de cerca de 4 milhões de mudas de árvores em todo o Brasil. Arimatéia França avisa que as diretrizes do projeto podem ser conhecidas no portal www.ondeplantei.org.br. Ele explica que ao acessar o portal, a pessoa poderá registrar com precisão o local onde são plantadas as árvores, fazer registro de fotos, vídeos, dedicar ao escrever mensagens incentivadora para os demais cidadãos, tornando-se um multiplicador através do seu exemplo prático.

França informa ainda que na medida que o projeto for sendo desenvolvido e gerando resultados será instituído um ranking por cidades, empresas e entidades da sociedade civil que mais plantaram árvores, onde pretendemos destacá-las ao serem premiadas.

Basicamente, o ‘Onde Plantei’ tem por finalidade incentivar a arborização dos centros urbanos, envolvendo diversos segmentos e contribuindo para os alcances do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – SAÚDE E BEM ESTAR; ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; ODS 6 – ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO; ODS 11 – CIDADES E COMUNIDADES SUSTETÁVEIS; ODS 13 – AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA; ODS 15 – VIDA TERRESTRE e ODS 17- PARCERIAS DE IMPLEMENTAÇÃO, objetivos de desenvolvimento sustentável,  estabelecidos pela ONU na cúpula das nações.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.