Secretária de Saúde da Capital entra em alerta após confirmação de morte por febre amarela

0
479

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu no dia 27 de fevereiro de 2017, a notificação de um caso suspeito de Febre Amarela, trata-se de um indivíduo do sexo masculino, 31 anos, residente de Vitória, estado do Espírito Santo, e que estava a turismo no município de João Pessoa.

O caso evoluiu com gravidade, apresentando sintomas clássicos da Febre Amarela, necessitando de internação hospitalar, cujo desfecho foi o óbito na noite de segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017, em um hospital privado da capital paraibana.

Ainda na noite de segunda-feira, a equipe de plantão da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde realizou todo o protocolo preconizado junto à família e ao hospital que prestou assistência ao paciente, recomendando o encaminhamento do corpo para o Serviço de Verificação de Óbito de João Pessoa (SVO), para as providências quanto ao envio de material biológico para o Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência nacional para testes de Chikungunya, Dengue, Zika vírus, Febre Amarela, outras arboviroses e doenças ictéricas hemorrágicas.

É importante destacar que serão realizados exames para as quatro arboviroses, assim como preconizado em protocolo de investigação de óbitos de doenças de interesse à saúde pública. Os prazos previstos para liberação dos resultados dos exames de febre amarela variam de 24 horas a 30 dias, de acordo com o teste realizado junto ao laboratório de referência.

Quanto à Vigilância Ambiental, ainda no dia 28 de fevereiro, foi realizada pesquisa vetorial no domicílio de hospedagem e nas residências do perímetro. As ações de busca vetorial permanecerão durante os próximos dias.

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa ressalta que a causa morte ainda não foi identificada e estão sendo tomadas todas as providências necessárias em relação à Vigilância Epidemiológica e Ambiental para a proteção da população contra a Febre Amarela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui