Deputada Estela realiza audiência pública para debater as mudanças da Reforma da Previdência

0
622

Com o objetivo de discutir a Reforma da Previdência e apontar as consequências para os trabalhadores brasileiros, especialmente os trabalhadores rurais, a Deputada Estadual Estela Bezerra (PSB), realiza próxima sexta-feira (17), uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba. O evento, que conta com a parceria do Deputado Jeová Campos (PT), pretende abordar os efeitos negativos do projeto que tramita na Câmara Federal e altera as regras para aposentadoria no país.

De acordo com a parlamentar, os mais atingidos serão os trabalhadores rurais e os assalariados. “A reforma previdenciária é extremamente grave, e o impacto é maior para os que estão na menor faixa de salário. São mudanças que, se somadas às propostas da PEC 55 – que congela os investimentos em saúde, educação e infra estrutura pelos próximos 20 anos, podem causar um impacto desastroso futuramente”.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que, ainda em 2014, 70% das mulheres e 78% dos homens começaram a trabalhar na agricultura antes dos 14 anos de idade. Pela reforma da Previdência Social, esse trabalhador só poderá se aposentar aos 65 anos, ou seja, pelo menos 51 anos depois de ter ingressado no ofício.

Outra questão polêmica diz respeito à obrigatoriedade de contribuição. Pelas regras atuais, trabalhadores rurais não precisam contribuir de forma compulsória, já que em sua maioria, são produtores de agricultura familiar e de subsistência. Com a nova proposta, mesmo esses pequenos produtores serão obrigados a contribuir por pelo menos, 25 anos.

Para a deputada Estela, “este impacto da mudança da previdência em nossa região, com grande número de trabalhadores rurais autônomos é extremamente danoso”, afirmou.

Estão sendo esperados representantes de centrais sindicais e trabalhadores da cidade e do campo de todo o Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui