27.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaPeemedebista Andre Amaral será empossado na Câmara dos Deputados

Peemedebista Andre Amaral será empossado na Câmara dos Deputados

Um dos mais jovens deputados brasileiros André Amaral  já havia assumido o cargo de agosto a novembro de 2016, quando o deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) licenciou-se para disputar a prefeitura de Campina Grande. Uma rápida mais marcante presença no Congresso Nacional.

Na oportunidade o parlamentar integrou a Comissão de Constituição e Justiça e Cidanania (CCJ), uma das mais importantes Comissões Permantes da Casa, onde relatou importantes projetos como  o PL nº 2.243/2015, que obriga os laboratórios farmacêuticos a informarem nos rótulos de seus produtos alerta sobre a presença de substâncias consideradas como doping e o PL nº 1.481/2015, que dispõe sobre normas específicas para verificação do rendimento e controle de frequência dos estudantes que tenham sido eleitos para funções em entidades estudantis, ambos de autoria do deputado Veneziano Vital do Rêgo. Relatando também o Projeto de Decreto Legislativo de Concessão, Renovação e Permissão de Radio/TV (PDC nº 453/2016 ) de autoria da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, que aprova a permissão ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFET/PB) para executar serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada, com fins exclusivamente educativos, no Município de Campina Grande.

O parlamentar também se destacou com a apresentação de significativas propostas, entre elas o PL nº 6.000/2016, que define regras gerais e objetivos para o Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM), estabelecendo direitos aos seus participantes; o P nº 6.001/2016, que autoriza o enteado ou a enteada a adotar o nome da família do padrasto ou da madrasta, independentemente de autorização judicial; o PL nº 6.002/2016, que altera a Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003 para dispor sobre a atendimento policial especializado ao idoso; PL nº 6.086/2016, que Institui a política nacional de assistência estudantil, voltada para os estudantes de cursos de graduação presencial na rede federal de educação superior; o PL nº 6.438/2016, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, para relacionar equipamentos obrigatórios de veículo de transporte coletivo; e o PL nº 6.502/2016, que institui incentivo fiscal para produtos sem glúten.

André Amaral apresentou, também, em conjunto com o deputado Marco Antônio Cabral  (PMDB/RJ) o PL nº 6.350/2016 que institui a premiação aos técnicos de desporto individual e coletivo em cerimônias esportivas; e o PL nº 6.352/2016, que trata da aplicação de 5% dos recursos do fundo partidário para criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política dos jovens.

O parlamentar paraibano apresentou ainda o Projeto de Resolução da Câmara (PRC nº 168/2016) que altera os arts. 7º e 8º do Regimento Interno da Câmara dos Deputados para impedir candidaturas a cargo da Mesa de Deputados que estejam respondendo a processo criminal no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção ativa ou passiva.

André Amaral foi um dos mais atuantes parlamentares em defesa da Vaqueijada, tornando-se um dos priincipais articuladores para a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Vaqueijada.

Sua curta passagem no Congresso Nacional rendeu-lhe o reconhecimento e a admiração dos seus pares, entre eles destacamos o deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da Comissão Especial da Reforma Política.

Nesta segunda-feira (02), André Amaral está em Brasília para ser efetivado no cargo e dar continuidade ao trabalho que vinha desenvolvendo em prol da Paraíba. Novas idéias para um novo tempo!.

PautaPB com andreamaralpb

Auto Pauta
Auto Pauta
A coluna AUTO PAUTA é assinada por GEORGE MEDEIROS - jornalista e radialista profissional, bacharel em comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em rádio, assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas