Ricardo inaugura Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital de Trauma de João Pessoa

O governador Ricardo Coutinho inaugura, nesta terça-feira (6), o novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. A solenidade ocorre às 10h, na unidade de saúde. O destaque é o novo aparelho de tomografia computadorizada, com digitalização das imagens. O equipamento vai funcionar 24 horas e tem capacidade de realizar mais de 100 exames diários, incluindo diagnóstico de crânio, tórax e abdômen.

O modelo CT BRIVO 385 da marca GE, multi slice 16 canais, de última geração vem somar forças com o já existente e pretende proporcionar mais qualidade e humanização no atendimento.

Segundo a diretora geral, Sabrina Bernardes, o equipamento vai permitir o acesso remoto ao exame por qualquer computador interligado. Isso significa que o médico poderá avaliar a gravidade de possíveis lesões cerebrais, por exemplo, mesmo fora da unidade, acessando remotamente o laudo do exame.

Qualidade – O antigo tomógrafo do Hospital de Trauma está em funcionamento há 15 anos, e passa por manutenções mensalmente. Contudo, com a inauguração do novo aparelho, o tempo para realização do exame cai de 20 para três minutos e as imagens vão contar com reconstrução tridimensional com aparato para angiotomografia.

Sabrina ressaltou que o novo CDI oferece as melhores condições de tecnologia para que o médico realize um diagnóstico preciso. “Vamos dinamizar o atendimento dos pacientes internos, pois agora contamos com a eficiência de dois tomógrafos. Além disso, todos os exames realizados no local serão digitalizados proporcionando mais agilidade para o profissional de saúde”, explicou.

De acordo com o superintendente da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), Milton Pacífico, o Governo do Estado, por meio da gestão pactuada entre a CVB e a Secretaria de Saúde, tem realizado muitos investimentos no Hospital de Trauma, tendo em vista que a maior parte dos atendimentos de média e alta complexidade é feita pela unidade de saúde. “Foram quase 500 m² de reforma, revitalização e modernização do novo CDI. Tudo isso para que a população paraibana possa ter o melhor e mais rápido atendimento, no que diz respeito à média e alta complexidade do estado”, ressaltou.

Estrutura – O Hospital de Trauma de João Pessoa atende em torno de sete mil pacientes por mês, conta com 164 leitos de enfermaria e 62 de UTI, bloco cirúrgico, unidade de tratamento de queimados, unidade de pacientes graves, além de um hospital de retaguarda – Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTop)– que atende exclusivamente os pacientes que dão entrada na instituição.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.