29.8 C
João Pessoa
InícioParaí­baHospital Arlinda Marques é pioneiro na implantação consultório odontológico móvel

Hospital Arlinda Marques é pioneiro na implantação consultório odontológico móvel

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, implantou mais um serviço destinado às crianças em atendimento na unidade de saúde, na Capital. Trata-se do consultório móvel de odontopediatria que disponibiliza vários serviços na área de saúde bucal. “É mais um serviço relevante que está funcionando aqui no hospital e com isso aumentando ainda mais o nosso raio de atendimento”, disse o diretor geral do Hospital, Cláudio Teixeira Regis.

Para a diretora administrativa do hospital, Angélica Costa, o serviço de odontopediatria no Arlinda Marques representa mais uma preocupação da gestão com a saúde da criança e nesse caso específico, a saúde bucal. “Nós já atuamos em várias especialidades e esse serviço vem somar aumentando ainda mais o nosso leque de atendimento para que as nossas crianças desfrutem de um atendimento com qualidade, eficiência e, acima de tudo, humanizado”, destacou.

De acordo com a odontóloga Maria Goretti Temóteo Delgado, coordenadora de Odontologia do Arlinda Marques, a função da assistência odontológica com a equipe móvel é atender aos pacientes crônicos, acamados e impossibilitados de locomoção com o intuito de melhorar as condições de saúde sistêmicas. Estes procedimentos requerem capacitação, tecnologia apropriada.

Ela lembrou que, em 2010, o Arlinda Marques foi o hospital pioneiro no Estado na implantação dos serviços odontológicos em centros de terapias intensivas, em conformidade com o projeto de lei nº 2.776/2008 que estabelece a obrigatoriedade do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional nas unidades de terapia intensiva bem como em clinicas, hospitais públicos e privados em que existam pacientes internados.

Maria Goretti Temóteo explica que a Odontologia Hospitalar pode ser definida como um conjunto de ações de diagnóstico,preventivas e paliativas em saúde bucal executadas em ambiente hospitalar onde seu principal foco é o atendimento em saúde bucal do paciente, juntamente com a equipe multiprofissional. “A presença desses profissionais auxilia na redução dos custos hospitalares pela diminuição na quantidade de prescrição de medicamentos e de indicação de nutrição parenteral, contribuindo na qualidade de vida destes pacientes”, afirmou.

Ainda segundo a odontóloga, a implantação da Odontologia Hospitalar contribui na redução de incidência de pneumonia associada a ventilação mecânica (PAVM) e atua na prevenção e diagnóstico de infecções bucais causadas por fungos e bactérias reduzindo o uso de antibióticos, prevenindo focos de infecção em pacientes candidatos a transplantes, pacientes cardiopatas, oncológicos renais crônicos, neuropatas, hematológicos e diabéticos. “Estamos inserindo estes serviços passo a passo e para isso precisamos da atenção especial dos órgãos competentes neste projeto ímpar junto a rede hospitalar em todo estado da Paraíba”, observou.

Para Maria Goretti,  ensinar a criança a cuidar dos dentes desde cedo é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dela, mostrando-a que a saúde bucal é importante. “Assim, atitudes preventivas devem ser incorporadas à rotina familiar. Despertar cuidados de higiene é uma forma de preservar a saúde bucal da criança”, comentou a odontóloga.

Auto Pauta
Auto Pauta
A coluna AUTO PAUTA é assinada por GEORGE MEDEIROS - jornalista e radialista profissional, bacharel em comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em rádio, assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas