João Pessoa acompanha passagem da Tocha Olímpica Rio 2016

0
634

Mesmo debaixo de chuva, a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016 pela Capital paraibana foi marcada por muita emoção. Com saída na Casa da Pólvora, no Centro Histórico, o símbolo das olimpíadas percorreu o trajeto de 29 quilômetros e passou pelas mãos de 144 condutores.

O percurso começou por volta das 12h40, com saída na Casa da Pólvora, no Centro Histórico. De lá, seguiu pelos principais pontos turísticos da cidade. “Hoje é um dia de celebração. O espírito olímpico tomou conta de João Pessoa. A passagem da tocha já começa fazendo história, por representar, na nossa cidade, o incentivo ao esporte em todo mundo”, disse o prefeito Luciano Cartaxo. O encerramento está previsto para acontecer às 18h, no Busto de Tamandaré, com apresentação da banda “Os Gonzagas” e outros artistas locais.

O aposentado Rubens Gomes Rodrigues, 69 anos, saiu de casa para acompanhar a passagem da Tocha pelo Centro. “Hoje nada ia me impedir de ver a Tocha. É uma emoção muito grande, não sei quando eu teria essa oportunidade novamente. Sou nascido e criado em João Pessoa, paraibano da gema e vê-la em nossa cidade me deixa muito orgulhoso.”, declarou emocionado.

Emoção também não faltou para um dos condutores da chama olímpica, o técnico administrativo Cassiano Trajano Guedes. Ele veio de Caaporã apenas para o evento. “Estou muito emocionado em ter essa oportunidade. Fiz minha inscrição e aguardei com ansiedade o resultado da seleção e quando vi meu nome lá nem acreditei. Estou extremamente feliz porque sei da importância desse símbolo”, disse. A Tocha Olímpica Rio 2016 também passou pelas mãos de atletas, idosos, guardas municipais, agentes de limpeza e pessoas de diversas áreas, durante o trajeto.

O chefe da Assessoria Militar da PMJP e interlocutor da organização do Tour da Tocha Olímpica pelo Brasil, major Alecsandro Medeiros Araújo, ressaltou que este é um dos momentos mais marcantes na história esportiva da Capital. “Para nós, é uma honra poder receber a chama olímpica e mostrar principalmente nossa cultura, nosso povo e nossos pontos turísticos. Sem sombra de dúvidas, é um dos momentos mais importantes da história do esporte em nossa cidade”, avaliou.

História – A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928 e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim no ano de 1936.

Atualmente, a Tocha é acesa em Olímpia, na Grécia, meses antes do início dos jogos. Este fogo percorre as principais cidades do país que vai sediar o próximo evento esportivo. Em 2016, as Olimpíadas serão realizadas no Rio de Janeiro e no Brasil a Tocha Olímpica irá passar por 335 municípios nas mãos de 12 mil pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui