Projeto de Adriano Galdino incentiva captação e reaproveitamento da água de chuva

0
774

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, é autor de um projeto de lei voltado para o melhor uso da água na Paraíba. A matéria de número 807/2016 está tramitando na Casa de Epitácio Pessoa e propõe um conjunto de medidas para orientar e regular a captação de águas da chuva em prédios comerciais, residenciais, sejam públicos ou privados.

De acordo com o deputado, o tema do enfrentamento alternativo à crise hídrica deve ser permanentemente discutido e melhor trabalhado em toda a Paraíba. “É de conhecimento público que estamos vivendo uma crise hídrica, o que nos impõe ações de reeducação quanto à utilização da água. Atualmente, economizar água é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo irá nos afetar seriamente”, alerta o presidente da Assembleia.

A proposta, segundo o parlamentar, é evitar a utilização de água potável para limpeza e higienização de prédios, calçadas, dentre outras utilizações nas quais não se faz necessário o uso de água potável, “evitando o desperdício e principalmente economizando nossos recursos naturais”, pontuou.

O deputado defende que a água captada poderá ter sua utilização destinada à descarga em vasos sanitários; irrigação de jardins; lavagem de veículos; limpeza de paredes e pisos em geral; limpeza e abastecimento de piscinas; lavagem de passeios públicos, além de outras utilizações para as quais não seja necessária água potável.

“Não se pode admitir que, em tempos de escassez de água, continuemos a utilizar água potável para limpar calçadas, prédios ou regar jardins. Esse hábito tem se mostrado insustentável e dissonante das práticas modernas de uso desse recurso, que todos sabem ser finito”, alertou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui