Projeto de Adriano Galdino incentiva captação e reaproveitamento da água de chuva

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, é autor de um projeto de lei voltado para o melhor uso da água na Paraíba. A matéria de número 807/2016 está tramitando na Casa de Epitácio Pessoa e propõe um conjunto de medidas para orientar e regular a captação de águas da chuva em prédios comerciais, residenciais, sejam públicos ou privados.

De acordo com o deputado, o tema do enfrentamento alternativo à crise hídrica deve ser permanentemente discutido e melhor trabalhado em toda a Paraíba. “É de conhecimento público que estamos vivendo uma crise hídrica, o que nos impõe ações de reeducação quanto à utilização da água. Atualmente, economizar água é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo irá nos afetar seriamente”, alerta o presidente da Assembleia.

A proposta, segundo o parlamentar, é evitar a utilização de água potável para limpeza e higienização de prédios, calçadas, dentre outras utilizações nas quais não se faz necessário o uso de água potável, “evitando o desperdício e principalmente economizando nossos recursos naturais”, pontuou.

O deputado defende que a água captada poderá ter sua utilização destinada à descarga em vasos sanitários; irrigação de jardins; lavagem de veículos; limpeza de paredes e pisos em geral; limpeza e abastecimento de piscinas; lavagem de passeios públicos, além de outras utilizações para as quais não seja necessária água potável.

“Não se pode admitir que, em tempos de escassez de água, continuemos a utilizar água potável para limpar calçadas, prédios ou regar jardins. Esse hábito tem se mostrado insustentável e dissonante das práticas modernas de uso desse recurso, que todos sabem ser finito”, alertou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.